Personal tools
You are here: Home Clientes AAT - Associação de Acompanhamento Terapêutico Associação de Acompanhamento Terapêutico lança revista científica

Clientes

Associação de Acompanhamento Terapêutico lança revista científica

Nov 13, 2012

Primeira edição da revista 'ATravessar' será apresentada no Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico e conta com artigos de Marilena Chaui e Gilberto Safra, entre outros autores nacionais e estrangeiros

Ao invés de segregar, isolar e internar pacientes em sofrimento psíquico, uma nova tendência tem se configurado como alternativa ao discurso psiquiátrico tradicional. O Acompanhamento Terapêutico, prática que visa humanizar o tratamento e promover a inserção sociocultural de pacientes por meio do acompanhamento de sua vida cotidiana, vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e envolvendo um número crescente de profissionais não apenas da área de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. No campo da Educação, realiza um trabalho de inclusão e, no Judiciário, nas intervenções com liberdade assistida, situações de abrigamento e moradores de rua; atua também com populações de Hospitais de Custódia (antigos manicômios judiciários). Envolve, portanto, profissionais de variadas áreas, como Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Direito.  

No Brasil, esses pesquisadores e profissionais vêm se mobilizando e, em 2006, fundaram a Associação de Acompanhamento Terapêutico, entidade que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico. “Já era tempo de termos uma publicação de cunho científico que pudesse ajudar a organizar, incentivar e divulgar as pesquisas realizadas na área”, explica a editora da revista ATravessar, Luciana Chaui-Berlinck, doutora em Psicologia da Educação e presidente da ATT. “A revista nasce em um momento significativo da associação, por acreditarmos que o campo do AT está se ampliando e buscando cada vez mais interlocuções e que é nosso papel e dever ajudar nesta tarefa”, explica.

A primeira edição de ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico circula com 120 páginas, nove artigos e duas resenhas sobre livros da área, que contam com colaborações de Marilena Chaui, Kuras de Mauer e Resnizky, Gilberto Safra, Kleber Barretto, entre outros autores nacionais e estrangeiros. Clique aqui para conhecer o conteúdo de estreia.

A revista será lançada durante o Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, que acontece de 15 a 17 de novembro, na unidade Paraíso da UNIP. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.aat.org.br.  

Sobre a ATravessar – A ATravessar: Revista de Acompanhamento Terapêutico é editada pela AAT (Associação de Acompanhamento Terapêutico). Propõe-se a ser um periódico científico semestral temático, com o objetivo de publicar investigações e desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisas, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões do AT. Publica também artigos voltados à interlocução entre o AT e os vários campos do saber.

A publicação aceita textos redigidos preferencialmente em português; espanhol e inglês. Os manuscritos devem ser inéditos e originais. Ao serem recebidos, os trabalhos passam por uma conferência preliminar, relativa aos dados exigidos pelas Instruções aos Autores (disponível em: http://www.aat.org.br/normas-para-envio-de-artigos-revista-aat/). A seguir, são remetidos aos membros da comissão editorial para emissão de parecer, em sistema “duplo cego” (double blind review), preservando a identidade do autor e do avaliador. Os trabalhos aprovados são encaminhados ao coordenador da referida comissão e todos os autores são notificados sobre a aprovação, reprovação ou necessidade de reformular seu trabalho. 

Revista ATravessar | Nº 1 | 2º semestre de 2012
Número de páginas: 120
Preço: R$ 25,00
ISBN: 2316-7092
Como adquirir a publicação: a Revista ATravessar pode ser adquirida online pela Livraria Resposta: www.livrariaresposta.com.br 

Mais informações sobre a ATT estão disponíveis no site www.aat.org.br

Document Actions

Logo_AATA Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) foi criada em 2006 quando um grupo de pessoas que trabalha há anos com Acompanhamento Terapêutico (AT) se reuniu para promover a saúde, produzir conhecimento e desenvolver trabalhos variados na área. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico. 

 


Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom