Personal tools
You are here: Home Clientes ABCiber Começa na próxima quarta-feira o V Simpósio Nacional da ABCiber

Clientes

Começa na próxima quarta-feira o V Simpósio Nacional da ABCiber

Nov 10, 2011

Evento reúne em Florianópolis pesquisadores brasileiros e internacionais em debates sobre hacktivismo, arte digital, criação colaborativa e outros temas ligados à cibercultura. Diversas oficinas e a mostra Vinte Mil Léguas também fazem parte da programação.

A partir da próxima quarta-feira, 16 de novembro, centenas de pesquisadores se reúnem em Florianópolis (SC) para discutir o impacto das tecnologias da comunicação na vida contemporânea. O V Simpósio da ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – oferece, já no primeiro dia, palestras com Eugênio Trivinho, presidente da ABCiber e professor da PUC-SP, de Joasia Krysa, professora da Universidade de Plymouth (Inglaterra) e de Jon Ippolito, professor da Universidade de Maine (Estados Unidos).

Um dos destaques do evento deste ano são as oficinas, que abordam os mais variados aspectos da cibercultura. As inscrições são gratuitas para todos os participantes do evento e ainda há vagas. São elas: Vídeos em Saúde Mental na Web 2.0, promovida por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz; Desenvolvimento de Jogos Interativos Digitais, com pesquisadores da UFSC, Univali e SCGames; Mobilidade e processos de ensino/aprendizagem no uso de celulares, notebooks e tablets, sob responsabilidade de pesquisadores da UERJ; Podcast: planejamento, divulgação e monetização, com Lucio Luiz, do blog Papo de Gordo; Como fazer Netnografia no Twitter, com pesquisadores da UFBA e UFMA; e a oficina convidada Criação Colaborativa, que promove a criação circuitos digitais, com ênfase na computação vestível, ministrada pelo pessoal do LaBoCA, do Recife, e do MuSA, de Joinville.

A programação conta também com plenárias especiais sobre Hacktivismo, com Giselle Beiguelman, artista, curadora e professora da FAU-USP, Laboratórios e Nós de produção, com Henrique Rivera, artista e diretor da Plataforma Cultura Digital no Chile, e Arte e cultura digital, com Cícero Inácio da Silva, artista e professor da UFJF. Os participantes podem conferir ainda, as mesas-redondas e a apresentação de artigos científicos, bem como a mostra de arte digital Vinte Mil Léguas.

O V Simpósio Nacional da ABCiber é promovido pela ABCiber, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições e mais informações estão disponíveis pelo site www.simposio2011.abciber.org. Novidades sobre o evento também pode ser acompanhado pelos perfis de @abciber2011 nas redes sociais Cultura Digital e Twitter, bem como a página do evento Facebook.

Document Actions

Logo_ABCiberA ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura é uma entidade científica e cultural, sem fins lucrativos, com a missão principal de congregar pesquisadores(as), Grupos de Pesquisa, instituições e/ou entidades brasileiras em torno de temáticas pertinentes ao campo de estudos sobre o fenômeno da cibercultura (nos termos de seu Estatuto); e de nuclear e consolidar esse campo interdisciplinar de estudos, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do país. Foi fundada em 27 de setembro de 2006, por pesquisadores(as) de vários Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes no Brasil.


Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom