Personal tools
You are here: Home Clientes ABCiber Pesquisador de universidade austríaca fala sobre arte digital em Florianópolis

Clientes

Pesquisador de universidade austríaca fala sobre arte digital em Florianópolis

Jul 20, 2011

A palestra, aberta à comunidade, faz parte das atividades que antecedem o V Simpósio Nacional da ABCiber. O evento acontece no dia 5 de agosto no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

O pesquisador Oliver Grau, da Donau Universität (Universidade do Danúbio), em Krems, Áustria, está na capital catarinense no dia 5 de agosto de 2011 para ministrar a palestra Arquivando e historiando a Media Art. A proposta de Grau é estudar a imersão em seus diferentes aspectos, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Ele foi o diretor do projeto Immersive Art, o primeiro banco de dados internacional sobre arte digital (o projeto existe desde 1998). Sua fala também deve abordar o fato de a arte digital raramente ser arquivada e preservada por museus e, com isso, ter prejudicado seu entendimento dentro da história da cultura visual.

O evento acontece às 15h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina. É aberto à comunidade e será transmitida ao vivo pela internet, no site http://www.simposio2011.abciber.orgA visita de Oliver Grau a Florianópolis faz parte da programação de atividades que precede o V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), a realizar-se entre os dias 16 e 18 de novembro, em Florianópolis.

O pesquisador vem ao Brasil a convite da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto a várias instituições de ensino superior. Em Santa Catarina, as entidades anfitriãs são a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também são as promotoras do simpósio, ao lado da ABCiber.

Sobre o palestrante - Oliver Grau é professor e pesquisador da Donau Universität (Universidade do Danúbio), em Krems, Áustria. Tem formação em História da Arte e Teoria das Mídias. Consultor de entidades como a Fundação de Pesquisa Alemã e o Conselho Europeu de Pesquisa, é também membro do corpo editorial de diversas revistas científicas. Ele já recebeu diversas premiações, entre elas a eleição, em 2001, para a Jovem Academia, que promove o discurso interdisciplinar e a cooperação entre jovens cientistas e acadêmicos de destaque, fundada pelas Academias de Ciências Berlin-Brandenburgische e Leopoldina. Grau também dirige a publicação online da coleção de gravuras da Abadia de Göttweig, que possui mais de 30 mil exemplares e a torna uma das maiores coleções privadas de artes gráficas da Áustria.

Para mais informações sobre a proposição de trabalhos, a programação do simpósio e novidades sobre o V Simpósio Nacional da ABCiber, basta acessar o site www.simposio2011.abciber.org ou acompanhar os perfis de @abciber2011 nas redes sociais Cultura Digital e Twitter, bem como a página do evento Facebook.

Document Actions


Logo_ABCiberA ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura é uma entidade científica e cultural, sem fins lucrativos, com a missão principal de congregar pesquisadores(as), Grupos de Pesquisa, instituições e/ou entidades brasileiras em torno de temáticas pertinentes ao campo de estudos sobre o fenômeno da cibercultura (nos termos de seu Estatuto); e de nuclear e consolidar esse campo interdisciplinar de estudos, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do país. Foi fundada em 27 de setembro de 2006, por pesquisadores(as) de vários Programas de Pós-Graduação de diferentes áreas das Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes no Brasil.


Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom