Personal tools
You are here: Home Clientes ABRAP Obra póstuma de psicoterapeuta argentino nos conduz pelas trilhas do inexpressável

Clientes

Obra póstuma de psicoterapeuta argentino nos conduz pelas trilhas do inexpressável

Dec 17, 2014

“Inefável é precisamente o que está para lá de qualquer possibilidade de expressão.” Assim falou José Saramago. E o psicoterapeuta argentino Osvaldo José Filidoro captou a essência das palavras do autor português para concretizar a obra "O Inefável".

Conduzindo o leitor pelos caminhos de uma psicoterapia humana, preocupada com a vivência – e a convivência –  e calcada no saber e conhecer a vida, o livro nos leva às teorias de Freud, Jean-Paul Sartre e até à sabedoria ancestral de nossos vizinhos incas. O obra foi escrita durante seu tratamento de câncer, e sua companheira Emilia Afrange, presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP), presente em todos os momentos de sua luta pela vida, fez a tradução do livro.  

Com uma carreira voltada à Psicoterapia, Filidoro aceitou a sugestão de Emilia para reunir parte de sua produção acadêmica em uma obra. E os sentimentos trazidos pelo câncer em tratamento, que a companheira, organizadora e tradutora diz serem “inexprimíveis”, regaram o espírito do livro. O respeito, o amor, a espiritualidade e a presença terapêutica são alguns dos temas discutidos. 

O livro, terapêutico para Filidoro e Emilia, além de ocupar o tempo do autor de forma a transformar sua angústia em trabalho, traz um conceito de Psicoterapia cuja escuta vai além da Psicopatologia, vai tão fundo que quase toca as almas do paciente e do psicoterapeuta. “Em alguns momentos achava que este livro poderia curá-lo”, revela Emilia. A obra nasceu entre muitas lágrimas, alegrias e esperanças. 

Com o intuito de discutir os temas que cercam a vida do homem, o livro é dividido em oito capítulos. Do primeiro ao último, palmilhamos os terrenos da compreensão do eu e dos outros. Isso, propõe Filidoro, é impossível compreender na totalidade; o que mais importante é a qualidade e a intensidade das interações eu-outros. 

Ainda destaca-se o papel da crença nos processos de compreensão da existência, da vida frente à da morte. Espírito e matéria não competem entre si, mas complementam-se. E, por fim, em seu O Inefável, Filidoro viaja no tempo até o período Helênico e traz conceitos para debater e restaurar a esperança funcional em contraponto à “vã esperança”. 

Sobre o autor - O professor Osvaldo José Filidoro (1946-2011) é graduado e doutor em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires e de Belgrano, respectivamente, em 1973 e 1979, além de psicanalista diplomado pelo Instituto de Psicanálise da Associação Psicanalítica da Argentina. Com um vasto currículo, realizou diversos projetos e estudos nas áreas acadêmica e social dentro e fora de seu país, dentre eles como coordenador fiscal da Federação Latino-Americana de Psicoterapia (FLAPSI), membro do Conselho Mundial de Psicoterapia (WCP) e membro do Conselho da Cátedra de Ecobioética da UNESCO. 

Título: O Inefável
Autor: Osvaldo José Filidoro
Tradução: Emilia Afrange
Número de páginas: 246
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-98263-54-0

O livro pode ser adquirido na Livraria Pulsional: www.livrariapulsional.com.br

 
Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]  
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom