Personal tools
You are here: Home Clientes Carta de um brasileiro “Carta de um brasileiro” vai passar por 27 cidades ao longo de sua caminhada

Clientes

“Carta de um brasileiro” vai passar por 27 cidades ao longo de sua caminhada

Nov 10, 2010

Movimento parte de São Paulo no próximo dia 21 de novembro para levar carta à presidente eleita com as manifestações da população brasileira
 
Um homem, 27 cidades, mais de mil quilômetros de caminhada, e um objetivo: entregar uma carta à presidente eleita. "Carta de um brasileiro" é um movimento que vai reunir as principais reivindicações da população e transformá-las em um documento. Para tal, o professor universitário de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes irá caminhar de São Paulo a Brasília, com partida no próximo dia 21 de novembro, criando uma oportunidade para discutir a iniciativa e receber manifestações espontâneas.

Tanto em mãos quanto virtualmente - www.cartadeumbrasileiro.com.br - os brasileiros poderão entregar seus pedidos para a equipe de “Carta de um brasileiro”. Prefeituras e veículos locais serão contatados ao longo do trajeto de forma que a população saiba onde está o movimento e a que momento o professor Backer passará em cada cidade. Ele deve caminhar de 30 a 40 quilômetros por dia. O trajeto previsto está disponível no site, mas a definição dependerá da própria repercussão que o movimento tiver em cada local.

Desvinculada a qualquer partido político ou instituição oficial, o projeto surgiu de um grupo que enxergou nas eleições de 2010 uma oportunidade para criar uma nova forma de participação popular além do exercício do voto, em que os desejos e pedidos de cada cidadão possam chegar diretamente ao próximo governante.

Para dar início ao projeto, a equipe conta com os dados de uma pesquisa realizada pelo IBOPE no período de 15 a 18 de outubro, com amostragem de 2002 pessoas em 140 municípios, em que foram questionadas: “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”

A esse levantamento inicial serão agora acrescidas as opiniões e manifestações dos internautas no site www.cartadeumbrasileiro.com.br. “O resultado da pesquisa e da consulta on line irá nortear o conteúdo da carta, constituindo-se num documento valioso que poderá contribuir com o planejamento das ações sociais do futuro governo”, comenta Fernandes.

Entre as cidades a serem visitadas estão Campinas, Limeira, São Joaquim da Barra, Uberaba, Catalão e Cristalina. Em cada uma delas, o projeto “Carta de um brasileiro” estará acompanhado por uma equipe, que será responsável por ajudar na coleta dos pedidos e postar informações e fotos no site do movimento, além de alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. “Esperamos que as pessoas se identifiquem com a proposta e se manifestem, criando uma nova cultura de participação política”, diz o professor.

“A mobilização das cidades, mídias sociais e mídias locais é importante para que o cidadão brasileiro se posicione diante do novo governo”, afirma, para quem, independente de preferências partidárias de cada um, o movimento será uma forma de dar voz aos brasileiros, de modo que a participação na política possa ir além das urnas.

Backer Ribeiro Fernandes -  43 anos, paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. Carta de um brasileiro é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.

Mais informações sobre "Carta de um brasileiro" estão disponíveis no site www.cartadeumbrasileiro.com.br

Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Juliana Lira | (11) 9111-5181
Mariana Moraes | (11) 7624-1639
[email protected] | www.cartadeumbrasileiro.com.br | @cartabr