Personal tools
You are here: Home Clientes Carta de um brasileiro Caminhada de São Paulo a Brasília exige intenso preparo físico e acompanhamento profissional

Clientes

Caminhada de São Paulo a Brasília exige intenso preparo físico e acompanhamento profissional

Nov 14, 2010

Médico do esporte, nutricionista e preparador físico supervisionam “atleta” que vai levar “Carta de um brasileiro” à nova presidente da República
 

Alimentação balanceada, suplementos vitamínicos e preparação física reforçada têm feito parte da rotina do professor universitário de comunicação social Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, que no dia 21 de novembro parte de São Paulo rumo ao Distrito Federal para entregar à presidente eleita, no dia 1º de janeiro, uma carta com as principais reivindicações da população brasileira.

PedalandoSerão mais de mil quilômetros percorridos em 40 dias, que integram a manifestação popular “Carta de um brasileiro”, movimento desvinculado de partidos políticos ou instituições oficiais que tem como objetivo reunir “pedidos” da população e transformá-los em um documento.

Para enfrentar o desafio, um médico especialista em esporte, uma nutricionista e um preparador físico têm supervisionado a rotina do professor, para que ele possa cumprir a maratona de mais de 30 quilômetros diários. “Fiz todos os exames exigidos, que vão de análises clínicas a ultrassonografia e ergoespirometria, além de treinar diariamente, faça chuva ou faça sol”, descreve Backer, que conta com a orientação minuciosa do médico Milton Mizumoto.

Além disso, a nutricionista Regina Célia da Silva o orienta em relação aos cuidados alimentares e suplementos vitamínicos. “Ele Com Mestre Brancadeve priorizar a hidratação todo o tempo, principalmente nas áreas mais quentes”, explica a profissional. “Os carboidratos são muito recomendados e devem fazer parte de 80% da alimentação”, completa.

O preparador físico Vanderlei Carlos Severiano, mais conhecido como “Mestre Branca” (foto ao lado), também tem feito sugestões, como a de fazer aquecimentos diários de pelo menos dez minutos, bem como alongamento para relaxar os músculos após cada caminhada, além de recomendar a troca de tênis semanalmente. “Não basta correr ou fazer esportes regularmente, como é o caso de Backer. Uma longa caminhada exige um condicionamento físico especial”, explica o professor de educação física.

Durante o trajeto, a equipe de “Carta de um brasileiro” vai receber manifestações em mãos, assim como pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, onde é possível também encontrar uma pesquisa desenvolvida pelo Ibope para a elaboração inicial do documento. No período de 15 a 18 de outubro, foram entrevistadas 2002 pessoas em 140 municípios brasileiros, com a pergunta “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”

Logo Carta BRAs respostas já obtidas, acrescidas às que serão recebidas nas próximas semanas, vão embasar a elaboração da carta. Backer Fernandes será também acompanhado por uma equipe de cinco profissionais que vão registrar em vídeo, postar informações no site e alimentar as redes sociais como Twitter e Facebook. Segundo o professor, a ideia é que as pessoas se identifiquem com a proposta e vejam nela uma oportunidade de auto-expressão, uma forma de manifestação espontânea que criaria uma nova cultura de participação.

Para mais informações sobre "Carta de um brasileiro", visite o site do movimento: www.cartadeumbrasileiro.com.br. Fotos disponíveis no Flickr.

Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Juliana Lira | (11) 9111-5181
Mariana Moraes | (11) 7624-1639
[email protected] | www.cartadeumbrasileiro.com.br | @cartabr