Personal tools
You are here: Home Clientes Confibercom Brasil sedia o primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana

Clientes

Brasil sedia o primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana

Apr 20, 2011

O evento, que reunirá pesquisadores em comunicação de diversos países, acontece entre os dias 1 e 4 de agosto na Universidade de São Paulo e no Memorial da América Latina. Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos têm prazo até o dia 25 de abril para proposição de resumos.

No segundo semestre deste ano, o Brasil sedia o primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. O evento será realizado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), no período de 1 a 4 de agosto. 

O tema central do evento é “Sistemas de comunicação em tempo de diversidade cultural”, que se justifica pelo fato de que o processo de globalização acelerada, resultante da velocidade com que a ciência desenvolve as novas tecnologias de comunicação e fomentado pela eficácia do controle que as agências financeiras internacionais exercem sobre a economia, vem ameaçando a riqueza da diversidade cultural do planeta. 

Para instigar os pesquisadores da área, o I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana propõe a seguinte pergunta: “como edificar ou transformar sistemas de comunicação que garantam a pujança da nossa diversidade cultural, estimulando ao mesmo tempo nossas identidades político-sociais?”. Este é o desafio com que se depara a nascente comunidade ibero-americana de ciências da comunicação, que estará reunida pela primeira vez na cidade de São Paulo (Brasil).

Nos dois primeiros dias  de programação, pela manhã, acontecem painéis com pesquisadores de países como Brasil, Argentina, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. À tarde, serão abertas sessões temáticas – pesquisadores interessados em inscrever trabalhos podem enviar seus resumos para seleção até o dia 25 de abril (informações abaixo). O período da noite contará com programações culturais.

Mas as atividades previstas para este encontro vão além do congresso, com eventos complementares, antes e depois do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana. Ele será precedido pelo VI Seminário Internacional Latino-Americano de Pesquisa da Comunicação, organizado pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a se realizar no Departamento de Jornalismo de Editoração da ECA/USP, nos dias 29 e 30 de julho, com apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Itaú Cultural e da Unión Latina de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (Ulepicc - Capítulo Brasil).

Após o congresso haverá outras atividades, como, por exemplo, o I Fórum Ibero-Americano de Política Científica e Tecnológica em Comunicação e o Simpósio de Cooperação Internacional no Espaço Ibero-Americano, na ECA/USP, no dia 03 de agosto; o I Fórum Ibero-Americano de Pós-Graduação em Comunicação, na ECA/USP, no dia 04; o VI Encontro Lusófono de Ciências da Comunicação (Lusocom), coordenado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e pela Universidade Paulista (Unip) e a ser realizado nesta Universidade, no dia 04 de agosto; e o X Congresso Brasileiro de Marketing Político, organizado pela Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), na Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos dias 3 e 4 de agosto.

O I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana é uma promoção da Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom) e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). A organização é do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA/USP. A programação completa do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana e das atividades pregressas e posteriores a ele podem ser encontradas em no site institucional, em www.confibercom.org/congresso.

I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana
Data: de 1 a 4 de agosto
Programação: www.confibercom.org/congresso
Local
Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) | Rua do Lago, 876. Cidade Universitária | São Paulo - SP
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) | Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária | São Paulo - SP

Inscrições:
A inscrição de trabalhos deve ser feita pelo site do Congresso (www.confibercom.org), mediante resumo, até 25/04 próximo. O resultado da seleção das propostas será divulgado a partir do dia 16 de maio, também no site do evento. Em caso de aprovação da proposta, os textos completos deverão ser enviados até 15/06. A íntegra do Projeto do evento segue anexa, para conhecimento (clique aqui para o download). 

Os resumos devem ser inscritos para uma das 16 sessões temáticas do evento. Para conhecer as sessões temáticas e a formatação indicada para o resumo, clique aqui.

Document Actions

ConfibercomFirmado em 23 novembro de 2007, por 10 entidades representativas do campo comunicacional ibero-americano, reunidas no campus da Universidade de Guadalajara (México), o “Protocolo de Guadalajara” respaldou a criação de uma confederação ibero-americana que reunisse as associações nacionais de comunicação – a Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom). O protocolo propôs também, como uma das suas metas fundamentais, a realização de um mega-evento de caráter mundial, destinado a fortalecer os laços entre as culturas ibero-americanas, projetando-as no panorama internacional. O I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana é resultado desse processo.


Assessoria de Imprensa do I Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom