Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 03

03

by pluricom last modified May 30, 2009 02:25 AM Edições Loyola

03

No dia do jornalista, Edições Loyola destaca 
títulos sobre comunicação

No dia do jornalista, Edições Loyola destaca títulos sobre comunicação

by pluricom — Mar 30, 2008 09:00 PM

<P>No próximo dia 7 de abril, comemora-se o dia nacional do jornalista. A data é celebrada em virtude da fundação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) pelo jornalista Gustavo de Lacerda, há exatos cem anos. E foi ao longo deste último século que o jornalismo passou por suas mudanças mais profundas, atravessando um processo de reflexão a respeito de sua função na sociedade moderna. <br><br>Surgiram grandes pensadores que estudaram os novos fenômenos da comunicação social, como Theodor Adorno, Marshall McLuhan, Roland Barthes e Jesús Martín-Barbero. As teorias e estudos sobre os meios de comunicação e, particularmente a profissão do jornalista, estão longe de serem esgotadas.

Read More…

A crítica ao determinismo e a exclamação da liberdade nas obras de Sartre

A crítica ao determinismo e a exclamação da liberdade nas obras de Sartre

by pluricom — Mar 25, 2008 09:00 PM

Relacionando o existencialismo sartriano com o pensamento mítico, Caio Liudvik compõe seu livro Sartre e o pensamento mítico – Revelação arquetípica da liberdade em As moscas. Publicada por Edições Loyola, a obra de Ludvik acena para uma profunda interpretação do pensamento de um dos maiores filósofos do século XX, confrontando-a com a tradição do mito grego. No mesmo ano em que publicava O Ser e o Nada, obra que marcaria o início de seu pensamento existencialista, Jean-Paul Sartre dava início também à sua carreira como dramaturgo com a peça As Moscas. O livro de Caio Luidvik se propõe a demonstrar a íntima relação entre as duas obras.

Read More…

A onipotência infantil na estrutura tecnológica do mundo contemporâneo

A onipotência infantil na estrutura tecnológica do mundo contemporâneo

by pluricom — Mar 23, 2008 09:00 PM

<P>Partindo da idéia de que no século XX o mundo escapou ao controle racional do homem, o livro Contos cruéis da mundialização, lançado por Edições Loyola, reúne histórias que corroboram a visão de que avanços científicos e tecnológicos provocaram profundas mudanças na estrutura da sociedade contemporânea. A obra, de autoria da psicanalista Katheleen Kalley-Lainé e do jornalista Dominique Rousset, é uma crítica à busca desenfreada do homem por um controle e uma eficiência sempre maiores, o que o levou a deixar de lado suas reflexões existenciais e a filosofia de modo geral em detrimento da confiança nas novas descobertas que fazia.

Read More…

O cristianismo em consonância com a economia

O cristianismo em consonância com a economia

by pluricom — Mar 18, 2008 09:00 PM

A Bíblia prega uma vida voltada à escolha e busca de Deus ao posto de uma existência submissa ao dinheiro. Entretanto, em nenhum momento defende que os cristãos devam negar a economia.

Read More…

Entre a foice e o livro: a luta do MST pela liberdade

Entre a foice e o livro: a luta do MST pela liberdade

by pluricom — Mar 16, 2008 09:00 PM

Uma exaltação à liberdade e à justiça social por meio da educação. É desta forma que o livro Educação e Sociedade: compromisso com o humano, lançamento de Edições Loyola, se apresenta ao público para tratar da questão do MST e da Escola Nacional Florestan Fernandes, esta considerada de fundamental importância no processo de emancipação dos trabalhadores brasileiros por meio da educação. Sob a ótica da luta de classes e dos ideais marxistas, os autores Luiz Monteiro Teixeira, sociólogo, e Maria Lobo da Silva, historiadora, apresentam a trajetória do MST como força motriz de uma busca pela liberdade em tempos de barbárie. Os autores exploram na obra a capacidade de conciliar a produção de conhecimento e experiências de formação humana à dinâmica de um movimento social que conta com 350 mil famílias assentadas além de outras 100 mil acampadas.

Read More…

Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

by pluricom — Mar 12, 2008 09:00 PM

Autores lançam Educação e sociedade em evento aberto ao público no dia 18 de março, na UFRRJ.

Read More…

Dos pré-socráticos a Nietzsche e Freud, a dualidade entre vida e morte

Dos pré-socráticos a Nietzsche e Freud, a dualidade entre vida e morte

by pluricom — Mar 04, 2008 09:00 PM

Na mitologia grega, duas figuras se opõem: Eros, o deus grego do amor, e Tânatos, a personificação da morte. Esses dois personagens foram resgatados por diversos filósofos para explicar a dualidade entre a morte e o desejo. No lançamento de Edições Loyola, Eros e Tânatos – A vida, a morte e o desejo, o autor Rogério M. de Almeida faz uma análise profunda da obra dos filósofos que tentaram interpretar esse “eterno conflito da construção e da destruição, da vida e da morte, do ódio e do amor, da satisfação e da insatisfação”.

Read More…

O debate sobre a ordenação sacerdotal da mulher

O debate sobre a ordenação sacerdotal da mulher

by pluricom — Mar 03, 2008 09:00 PM

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Edições Loyola publica Ministérios da Mulher na Igreja, que discute a questão da ordenação feminina. O sacerdote claretiano Domiciano Fernández reúne nesta obra documentação histórica, bíblica e teológica únicas sobre o ofício religioso feminino e investiga um assunto ainda candente.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom