Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 03 Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

Clientes

Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

Mar 12, 2008

Autores lançam Educação e sociedade em evento aberto ao público no dia 18 de março, na UFRRJ.

Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

Debate sobre projeto de educação do MST no Rio de Janeiro

Em evento a ser realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu - RJ, será lançado o livro Educação e sociedade: compromisso com o humano, publicado por Edições Loyola. A cerimônia acontecerá na próxima terça-feira, dia 18, às 19h no Espaço Cultural Sílvio Monteiro e vai contar com a presença dos autores da obra, Luiz Monteiro Teixeira e Roberta Maria Lobo da Silva.

Na ocasião, os autores protagonizarão um debate a respeito do projeto de educação e ação política que marca a história do MST. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos. O endereço do Espaço Cultural Sílvio Monteiro é Rua Getúlio Vargas 51, Centro. Informações pelos telefones (21) 2667-4017 e 2669-5661.



Educação e Sociedade: compromisso com o humano
 
Uma exaltação à liberdade e à justiça social por meio da educação. É desta forma que o livro Educação e Sociedade: compromisso com o humano, lançamento de Edições Loyola, se apresenta ao público para tratar da questão do MST e da Escola Nacional Florestan Fernandes, esta considerada de fundamental importância no processo de emancipação dos trabalhadores brasileiros por meio da educação.
 

Sob a ótica da luta de classes e dos ideais marxistas, os autores Luiz Monteiro Teixeira, sociólogo, e Maria Lobo da Silva, historiadora, apresentam a trajetória do MST como força motriz de uma busca pela liberdade em tempos de barbárie. Os autores exploram na obra a capacidade de conciliar a produção de conhecimento e experiências de formação humana à dinâmica de um movimento social que conta com 350 mil famílias assentadas além de outras 100 mil acampadas.

A trajetória do maior movimento social do Brasil é marcada por intensas manifestações e por seu papel fundamental no combate às desigualdades no campo. Mas um de seus grandes diferenciais em relação a outros movimentos que surgiram na história das lutas esquerdistas no Brasil é a formação de seus membros e a capacidade que têm de se organizar.

Preocupado em formar uma consciência de classe e uma base cultural de seus integrantes, o MST construiu, ao longo de sua história, um projeto de formação que integra conceitos de pedagogia da luta, do trabalho, da organização e da cultura. O processo de criação de uma estrutura de formação educacional se desenvolveu à medida que movimento ganhava relevo no contexto social do país, como explicam os autores.

Dividida em duas partes, a obra dá espaço a cada um dos autores para que desenvolvam a própria linha de raciocínio e ressaltem aspectos particulares da história do MST. Na primeira parte, Luiz Teixeira desdobra questões referentes à pedagogia e psicologia da educação, bem como o desenvolvimento da trajetória da educação superior do movimento social. Dando continuidade ao debate, Roberta Silva aprofunda o processo de construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, fruto da experiência do MST em formação política. A historiadora também analisa a práxis organizativa no processo de formação humana.

Educação e Sociedade propõe uma visão do movimento de massa como um projeto de humanização que reconhece as contradições da realidade social que se apresenta, mas não nega a capacidade de sonhar com a superação dessas barreiras, que marcam o fim do século XX e o início do século XIX.

Título: Educação e Sociedade: compromisso com o humano
Autores: Luiz Monteiro Teixeira e Roberta Maria Lobo da Silva
Número de páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 23,00
ISBN: 978-85-15-03343-0


Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos pelo site:
www.loyola.com.br ou pelo telefone: (11) 6914-1922.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom