Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 04 A filosofia que transcende o mundo do trabalho

Clientes

A filosofia que transcende o mundo do trabalho

Apr 13, 2008

Apropriando-se de uma linguagem simples e acessível ao público leigo, o filósofo alemão Josef Pieper apresenta as bases da filosofia, estabelecendo relações fundamentais para um estudo introdutório da matéria.

A filosofia que transcende o mundo do trabalho

A filosofia que transcende o mundo do trabalho

Apropriando-se de uma linguagem simples e acessível ao público leigo, o filósofo alemão Josef Pieper apresenta as bases da filosofia, estabelecendo relações fundamentais para um estudo introdutório da matéria. O lançamento de Edições Loyola Que é filosofar? parte da questão básica sobre o sentido da própria filosofia para estruturar seu estudo e desenvolver sua linha de raciocínio sem, no entanto,  pretensões de atingir uma verdade absoluta como resposta.

O autor defende o processo transcendente que a filosofia deve assumir em relação ao mundo do trabalho. O pensar humano vai além dos conceitos de eficiência e rendimento que norteiam o mundo dos negócios e o ambiente em que se trabalha. Portanto, a filosofia se encontra no mundo da incomensurabilidade.

Que é filosofar? também revela a difusa visão da filosofia sob a ótica do estranho, do luxo intelectual e daquilo a que não se deve dar importância. Pieper faz questão de enfatizar esta ironia que o mundo do trabalho impõe a temas filosóficos, mas não deixa de admitir o caráter fundamental do trabalho na existência humana. Desta forma, o autor reconhece a importância social da atividade econômica, mas assume uma posição contrária à concepção do trabalho como objetivo único da existência.

A poesia é considerada pelo autor como uma outra maneira legítima de transcendência. Para estabelecer o vínculo entre esta arte e a filosofia, Pieper dá voz a Tomás de Aquino, que declarava: “o filosofo tem afinidades com o poeta na medida em que ambos têm a ver com o mirandum, com o admirável, com o que é digno de admiração, que reclama admiração”.

Ao estudar a filosofia, Pieper se utiliza dos conceitos platônicos do real e do aparente para questionar se é possível atingir uma realidade “autêntica” ao transcender o mundo do trabalho. Neste ponto, o livro não define uma resposta, mas indica uma linha de interpretação. Para o filósofo alemão, tanto o mundo do trabalho como o ato filosófico constituem o mundo do homem.

Sobre o autor – Josef Pieper (1904-1997) doutorou-se em Filosofia em 1928 pela Universidade de Münster. Autor de vários livros, muitos dos quais foram proibidos pelo regime nazista, foi catedrático de Antropologia Filosófica pela Universidade de Münster e professor visitante em diversas Universidades dos Estados Unidos, Índia, Japão e Canadá.

Título: Que é filosofar?
Autor: Josef Pieper
Número de páginas: 72
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 8,00
ISBN: 978-85-15-03327-0

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site:
www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom