Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 06 Plotino, Pitágoras e correntes do platonismo <br>sob uma perspectiva especializada

Clientes

Plotino, Pitágoras e correntes do platonismo <br>sob uma perspectiva especializada

Jun 29, 2008

Referência para os estudos de filosofia, a obra História da Filosofia Grega e Romana é relançada no Brasil por Edições Loyola.

Plotino, Pitágoras e correntes do platonismo <br>sob uma perspectiva especializada

Plotino, Pitágoras e correntes do platonismo <br>sob uma perspectiva especializada

Referência para os estudos de filosofia, a obra História da Filosofia Grega e Romana é relançada no Brasil por Edições Loyola. Originalmente publicada em cinco volumes, a obra do estudioso italiano Giovanni Reale, é reeditada com o texto todo revisado e novo desenho editorial, desta vez em nove volumes. Após o lançamento dos volumes Platão e Aristóteles, chegam agora às livrarias Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo e Plotino e Neoplatonismo.

No volume Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo, Giovanni Reale estuda a história do pensamento filosófico no intervalo de tempo entre o fim da era pagã e os primeiros anos do século III, considerado pelo autor um período ainda pouco estudado com profundidade. Verifica-se que o neo-platonismo revela-se “novo”, na medida em que se apropria das instâncias platônicas e até mesmo míticas. Portanto, é nesta época que várias correntes do pensamento de Platão se diferenciam do que Reale considera o “tronco originário”. O neopitagorismo repensa a síntese entre doutrina dos números e categorias platônicas. Assim, o pitagorismo e o platonismo estão presentes na maioria dos documentos filosófico-místico-religiosos do período.

Em Plotino e Neoplatonismo, por sua vez, o período de análise se estende até os inícios do século VI. O volume conta com a reconstrução do pensamento de Plotino e do neoplatonismo pós-plotiniano, corrente que integra o renascimento do platonismo. Para construir seu estudo, Reale se utiliza de descobertas que tiveram importante contribuição no estudo do tema.

Com uma nova divisão dos volumes, organizados observando os critérios de período histórico, corrente filosófica e disposição interna dos capítulos, a obra busca atender com mais eficiência às exigências dos estudantes de graduação e pós-graduação nos cursos de história e filosofia. Isto porque o novo formato, já adotado na Itália há cerca de três anos, possibilita um acesso mais direcionado a temas específicos de pesquisa acadêmica.

Sobre o autor – Giovanni Reale formou-se em filosofia na Universidade Católica do Sagrado Coração, em Milão. Foi professor titular da cadeira de Filosofia Moral e História da Filosofia na Universidade dos Estudos de Parma. Transferiu-se à Universidade Católica de Milão, onde lecionou História da Filosofia Antiga e fundou o Centro de Pesquisas de Metafísica. Dentre os vários livros que escreveu, publicou no Brasil por Edições Loyola Metafísica de Aristóteles (em três volumes), Para uma Nova Interpretação de Platão e Saber dos antigos – terapia para os tempos atuais.

Título: História da Filosofia Grega e Romana - Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo e História da Filosofia Grega e Romana – Plotino e Neoplatonismo
Autor: Giovanni Reale
Número de páginas: 424 (Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo) e 232 (Plotino e Neoplatonismo)
Preço: R$ 51 (Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo) e R$ 28 (Plotino e Neoplatonismo)
ISBN: 978-85-15-03496-3 (Renascimento do Platonismo e do Pitagorismo) e 978-85-15-03520-5 (Plotino e Neoplatonismo)

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Thiago Borges | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom