Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 07 Relações entre linguagem e níveis de consciência na perspectiva hegeliana

Clientes

Relações entre linguagem e níveis de consciência na perspectiva hegeliana

Jul 06, 2008

Ao articular seus estudos sistemáticos sobre a obra Fenomenologia do Espírito, de Hegel, com a Filosofia da Linguagem, Leonardo Alves Vieira faz novas considerações para o debate em torno do poder do discurso em se estabelecer como instância suprema para resolução de pretensões à verdade. O resultado são as reflexões presentes em A Desdita do Discurso, lançamento de Edições Loyola que busca identificar os discursos formulados pela “consciência natural” a partir da perspectiva hegeliana. O livro explora as relações entre os diversos níveis de consciência e o uso da linguagem ligado a cada um deles.

Relações entre linguagem e níveis de consciência na perspectiva hegeliana

Relações entre linguagem e níveis de consciência na perspectiva hegeliana

Ao articular seus estudos sistemáticos sobre a obra Fenomenologia do Espírito, de Hegel, com a Filosofia da Linguagem, Leonardo Alves Vieira faz novas considerações para o debate em torno do poder do discurso em se estabelecer como instância suprema para resolução de pretensões à verdade. O resultado são as reflexões presentes em A Desdita do Discurso, lançamento de Edições Loyola que busca identificar os discursos formulados pela “consciência natural” a partir da perspectiva hegeliana.

O livro explora as relações entre os diversos níveis de consciência e o uso da linguagem ligado a cada um deles. Sempre com o enfoque no pensamento hegeliano, a obra se detém aos três primeiros capítulos da Fenomenologia do Espírito para relacioná-los com as acepções de consciência e linguagem, examinando em detalhes os discursos do opinar, da percepção e do entendimento.

Seguindo este viés, Vieira analisa o que chama de saber absoluto, que seria o último nível de desenvolvimento da consciência natural. O autor esclarece que esta etapa compreende a “relacionalidade entre saber, verdade, linguagem e ser”.

A Desdita do Discurso traz à tona o debate acerca de questões pontuais da obra de Hegel, apontando, sempre sob o respaldo de um estudo minucioso de caso, convergências e limites do discurso no contexto do pensamento do filósofo alemão. Desta forma, as considerações de Vieira constituem uma referência para estudantes de filosofia e interessados em aprofundar os conhecimentos do assunto.

Sobre o autor - Leandro Alves Vieira é doutor em Filosofia pela Universität Gesamthochschule Kassel, Alemanha (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Metafísica e História da Filosofia. Atua principalmente nos estudos sobre os níveis de consciência e seus aspectos gnosiológicos, ontológicos, antropológicos e axiológicos. Organizou, com Fernando Rey Puente, As filosofias de Schelling (Ed. UFMG, 2005) e publicou Schelling (Zahar, 2007).

Título: A Desdita do Discurso
Autor: Leonardo Alves Vieira
Número de páginas: 144
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 16
ISBN: 978-85-15-03507-6

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom