Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 09 David Harvey desvenda a lógica neoliberal que molda o capitalismo globalizado

Clientes

David Harvey desvenda a lógica neoliberal que molda o capitalismo globalizado

Sep 18, 2008

Autor fundamental para o desenvolvimento da geografia moderna, David Harvey é uma das referências mundiais da crítica à globalização. Edições Loyola lança agora O neoliberalismo: história e implicações.

David Harvey desvenda a lógica neoliberal que molda o capitalismo globalizado

David Harvey desvenda a lógica neoliberal que molda o capitalismo globalizado

Autor fundamental para o desenvolvimento da geografia moderna, David Harvey é uma das referências mundiais da crítica à globalização. Criou uma poderosa ferramenta metodológica para a análise do capitalismo que utiliza integralmente em O neoliberalismo: história e implicações, agora lançado em português por Edições Loyola.

Harvey faz aqui um exame histórico das teorias e prática do neoliberalismo desde os anos 70, do governo Pinochet às intervenções norte-americanas no Iraque. Analisa “os desenvolvimentos geográficos desiguais do neoliberalismo no cenário mundial”, com suas múltiplas determinações, e as forças que o tornaram hegemônico. Apresenta a origem, a ascensão e as implicações da doutrina neoliberal a partir de epicentros bem definidos: Deng Xiaoping e a liberalização da economia chinesa, a gestão de Paul Volcker no Banco Central dos Estados Unidos e os governos Margaret Thatcher e Ronald Regan que restringiram o poder do trabalho, desregularam a indústria, a agricultura e os setores extrativistas e liberaram os poderes das finanças tanto internamente como no cenário mundial.

Apesar de existirem diversos relatos gerais das transformações globais e de seus efeitos, Harvey entende que falta uma história político-econômica da origem da neoliberalização e de como ela proliferou de modo tão abrangente no cenário mundial, lacuna que busca preencher com O neoliberalismo: história e implicações. Deste modo, passamos a compreender o que de fato significa esse termo bastante usado, mas poucas vezes dissecado de maneira tão intensa em suas várias manifestações e conseqüências.

Trabalhando essa história com engajamento crítico, Harvey confronta teórica e empiricamente a teoria das práticas político-econômicas que propõem que o bem-estar humano pode ser mais bem promovido liberando-se as liberdades e capacidades empreendedoras individuais. E ao expor a estrutura institucional caracterizada pelo direito à propriedade privada, livre mercado e livre comércio, acaba também por delinear outras possibilidades sociais que permitam identificar e construir propostas políticas e econômicas alternativas.
 
Título: O neoliberalismo: história e implicações
Autor: David Harvey
Tradutores: Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39
ISBN: 978-85-15-03536-6

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada

Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom