Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2021 03 Artista plástico Percival Tirapeli resgata legado artístico dos jesuítas na Ibero-América

Clientes

Artista plástico Percival Tirapeli resgata legado artístico dos jesuítas na Ibero-América

Mar 18, 2021

Em edição ricamente ilustrada, o autor conduz a uma profunda reflexão sobre a história de centenas de peças artísticas e arquitetônicas erigidas pela Companhia de Jesus na Europa e nas Américas

A história da arte sacra na América colonial em suas porções espanhola e lusitana foi influenciada sumamente pela participação dos jesuítas ao longo de suas incursões evangelizadoras durante o século 16 e até a metade do 18. Muito deste patrimônio histórico e artístico, representado por obras e legados arquitetônicos, ainda se encontra de pé, e é sobre ele que o professor e artista plástico Percival Tirapeli se debruça em Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura, lançamento de Edições Loyola. A edição reúne farta ilustração, com mais de 300 fotografias que traduzem perfeitamente a exuberância da intersecção entre história, fé e arte, e ainda sugere ao leitor conhecimentos e roteiros surpreendentes.

Organizada em cinco capítulos, a pesquisa privilegia as obras que marcaram os estilos de expressões artísticas durante dois séculos de história da Companhia de Jesus. “O objetivo principal é analisar exemplares da arquitetura e das artes visuais de obras dos jesuítas nas Américas e seus antigos referenciais artísticos em Portugal e na Espanha. Intencionamos também mostrar e unir as artes desde o período colonial hispano-americano ao luso-brasileiro nas principais cidades latino-americanas e nas antigas misiones do Paraguai e da Bolívia”, explica o autor. Abaixo, o complexo jesuítico, em San José, Chiquitos, Bolívia (séc. 18).

Complexo jesuítico. San José, Chiquitos, Bolívia (séc. XVIII)

“Foram selecionadas tipologias das edificações como igrejas, colégios, seminários, aldeamentos, capelas, estâncias, que exemplificam o pensamento construtivo da Companhia, denominado modo nostro”. 

Justamente sobre o modo nostro, referencial jesuítico da arquitetura, trata o primeiro capítulo, que segue as normas de Roma para a construção dos conjuntos compostos por igreja, colégio e residência dos padres, espalhados por todo o mundo. 

Anunciação, Giuseppe Brasaneli, Missão de  Santa Rosa, Paraguai

O capítulo dois dedica-se à escultura, presente nas grandiosas fachadas-retábulos desde o México, até as igrejas peruanas e bolivianas. Destacam-se, ainda, esculturas em madeira, de tamanho natural, de grande realismo, tais como as do escultor milanês jesuíta Giuseppe Brasanelli, que se encontram nos museus das antigas missões paraguaias, em parte pertencentes ao Brasil e Argentina, como esta ao lado, na Missão de Santa Rosa, Paraguai.

Pintura no forro da Biblioteca da Sé de SalvadorJá o terceiro capítulo volta-se à pintura, em especial aquelas das capelas das missões ao redor de Cusco e do lago Titicaca. Em Misiones, tema do capítulo seguinte, há ampla discussão sobre as missões do Paraguai, cujas ruínas, hoje, são aclamadas como Patrimônio da Humanidade, além de Argentina, Brasil e Bolívia (ao lado, pintura no forro da Biblioteca da Sé de Salvador). As missões de Chiquitos, na selva boliviana, são apresentadas de maneira detalhada devido a sua riqueza, singularidade arquitetônica e pictórica e pouca divulgação para o público amante da história da arte. 

Embu Nossa Senhora do Rosário Do Brasil, destacam-se os exemplos de Belém do Pará, São Luís do Maranhão e outros estados. Por fim, no capítulo cinco, discute-se o legado artístico jesuítico, suas adaptações para novos usos,  em especial colégios e igrejas que passaram para as mãos dos franciscanos, devolvidos aos jesuítas após a restauração da Companhia de Jesus em 1814. À esquerda, Retábulo da igreja Nossa Senhora do Rosário, em Embu, SP, datado de 1720.

“Neste livro, os leitores poderão certamente apreciar, saborear e tirar muito proveito da contribuição dada por aqueles que, nas pegadas de Santo Inácio, tiveram a ousadia de edificar igrejas e buscar, na arte, a expressão dos diversos aspectos da fé cristã”, anotam os editores. “Ao longo das páginas deste volume, os leitores poderão ter acesso a imagens muito conhecidas e amadas da arte sacra colonial brasileira, e também a obras artísticas inéditas que ilustram a presença e a importância da Companhia de Jesus na arte e na cultura não só no Brasil, mas nos mais variados cenários em todo o continente americano.”

Percival TirapeliSobre o autor – Percival Tirapeli é professor titular em História da Arte Brasileira pela Universidade Estadual Paulista; pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa; doutor e mestre pela Universidade de São Paulo. Conselheiro do Condephaat (2017/19), membro da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA), da qual foi vice-presidente (2006/08), e da AICA (Internacional). Membro do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Ministrou palestras, a convite, em dois seminários internacionais sobre os jesuítas em Tepotzotlán, México, e no Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus em São Paulo (2014). Este é seu 26° livro publicado.

TítuloArte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura
Autor: Percival Tirapeli 
Número de páginas: 352
Formato: 27 x 27 cm
Preço: R$ 240,00
ISBN: 978-85-15-04655-3 

Confira aqui o arquivo com amostra de degustação e aqui vídeo com depoimentos sobre a obra.

Mais informações sobre os livros publicados por Edições Loyola estão disponíveis no site: www.loyola.com.br 

Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Pluricom Comunicação Integrada®
Diego Moura | [email protected] | (11) 99463-2727
Katia Saisi | [email protected] | (11) 97694-9933
www.pluricom.com.br | (11) 3774-6463

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom