Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 06 Experiência esportiva com idosos aponta perspectivas para seu futuro no Brasil

Clientes

Experiência esportiva com idosos aponta perspectivas para seu futuro no Brasil

Jun 07, 2010

Publicação traz, ainda, guia inédito de modalidades adaptadas para esta faixa etária

O Brasil está se tornando um país de idosos. A participação de pessoas com mais de 60 anos na população nacional quase duplicou nos últimos 50 anos, passando de 4,5% na década de 50 para mais de 10% agora. A previsão para 2020 é que serão mais de 30 milhões de idosos, podendo atingir 55 milhões em 30 anos. Estamos vivendo mais. Isso significa, portanto, que se torna premente a preparação desde já para os desafios e cuidados que o quadro do envelhecimento apresenta, pontuando o valor de se viver mais e melhor.

Nesse sentido, o SESC SP dedica-se desde os primórdios dos anos 60 a compreender as características, necessidades, anseios e possibilidades dessa população, por meio do programa Trabalho Social com Idosos, posteriormente desdobrado em várias iniciativas. O resultado desses conhecimentos e experiências acumulados ao longo de cinco décadas pode agora ser compartilhado em Esporte para idosos – Uma abordagem inclusiva, lançamento das Edições SESC SP, organizado pela técnica do SESC São José dos Campos, Maria Aparecida Ceciliano de Souza, sobre trabalho realizado pelo grupo de estudos formado por técnicos e profissionais envolvidos na realização dos programas esportivos para idosos.

A primeira parte do livro dedica-se à reflexão teórica sobre a atividade física, a qualidade de vida e o envelhecimento, passando pelo esporte e, especificamente, pelo conceito, objetivos, metodologia, estratégias e conteúdos do esporte para idoso.

Na segunda parte, há um guia com ilustrações e fotografias de 25 modalidades esportivas adaptadas para a prática pelo idoso, como o atletismo (arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, caminhada entre obstáculos, marcha em velocidade e revezamento), esportes aquáticos (pólo, basquetebol e biribol), esportes de quadra e campo (basquetebol, beisebol, futsal, peteca, voleibol), esportes de salão (bocha, boliche, malha, petanca), esportes com raquetes (badminton, tênis de campo e de mesa), além de modalidades diferenciadas, (frisbee, gateball, keimagol, quimbol, ramerbol, shuffleboard, sinucabol e tamboréu). Um instrumento valioso a todos os quem pensam e atuam na melhoria da qualidade de vida, bem-estar, saúde, tempo livre, lazer e usufruto da vida da população idosa brasileira.
 

Título: Esporte para idosos – Uma abordagem inclusiva
Organizadora: Maria Aparecida Ceciliano de Souza
Número de páginas: 156
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 40,00
ISBN: 978-85-98112-85-5

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior)
e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPBraço editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Diego Pontes, Karine Bastida e Mayara Monteiro
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom