Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 A essência da música popular brasileira revelada em seu retrato mais fiel e artístico

Clientes

A essência da música popular brasileira revelada em seu retrato mais fiel e artístico

Aug 05, 2010

O encontro privilegiado entre a expressividade da música e a magia das imagens advindas do olhar artístico está presente em Álbum: Imagens musicais. Lançamento das Edições SESC SP, a obra surpreende pela excelência do trabalho fotográfico autoral de Marco Aurelio Olimpio, nesta que é a primeira publicação dedicada exclusivamente à união da imagem e da música popular brasileira em suas mais diferentes vertentes.

Arnaldo AntunesAo longo de quase duas décadas, o autor esteve presente na maioria dos shows promovidos  nas Unidades do SESC SP, em especial o Pompeia. Assistiu a dezenas de apresentações e ensaios, captando instantes de graça e contemplação, concentração e êxtase, música e silêncio, de intérpretes e autores que criam, expressam entendem o Brasil. Sem pressa, afirma que prefere não circular durante os shows: após analisar a marcação do palco, permanece em um poChico Buarquento escolhido, em um lugar que não interfira na magia do artista ou da plateia.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC SP, em Álbum: Imagens musicais “a precisão do enfoque, a beleza e unicidade do gesto e da expressão, assim como o tempo e o ritmo figurados na imagem, são resultado de um processo de aprendizado e de técnica, de finura do olhar e de liberdade de composição e criação”.

Como também observa Sérgio Cabral, estamos “diante de um livro que, ao lado do prazer de uma boa convivência com alguns dos maiores nomes da música popular brasileira de todos os tempos, o leitor também fará uma espécie de leitura do nosso panorama musical, apenas contemplando as fotografias de Bete CarvalhoMarco Aurelio”. 

A partir da curadoria de Simonetta Persichetti e Thales Trigo, observa-se uma busca, como afirma Danilo Santos de Miranda, por “imagens de felicidade” que, depois de apresentadas, dispensam qualquer texto, falam por si. As fotografias aqui reunidas não registram apenas música, músicos ou shows, mas notas, sons, cores e matizes musicais. A poesia imagética sequencial do autor assimila o estilo de artistas completos e complexos, preserva suas particularidades e as expressa em toda a sua essência nas infinitas nuances do branco e preto.

Sobre o autor - Marco Aurelio Olimpio trabalhou no SESC Pompeia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP, onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e graduou-se em Comunicação em Multimeios. Pertence a uma família ligada à música, o que lhe garantiu um conhecimento empírico do universo de notas e tons que marcariam o ritmo dos cliques de sua câmera.

Sobre os organizadores - Thales Trigo é fotógrafo profissional, autor e tradutor de livros de fotografia. Simonetta Persichetti é jornalista, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social.

Título: Álbum: Imagens musicais
Autor: Marco Aurelio Olimpio
Organizadores: Thales Trigo e Simonetta Persichetti
Número de páginas: 184
Formato: 28 x 28 cm
Preço: R$ 130
ISBN: 978-85-98112-78-7

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Bate-papo com o fotógrafo e autor do livro Marco Aurelio Olimpio e os organizadores Thales Trigo e Simonetta Persichetti. Mediação de Patrícia Palumbo, jornalista e crítica musical.
Data: 13 de agosto, sexta-feira 
Horário: 20 horas
Local: Arena SESC– estande SESC SP. Entre Ruas G e H, em frente ao Salão de Ideias

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom