Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 Pesquisador discute ações em favor da democratização cultural

Clientes

Pesquisador discute ações em favor da democratização cultural

Aug 12, 2010

Em Cultura e ação cultural, o jornalista e filósofo Newton Cunha parte da árdua tarefa de dissecar o conceito de cultura para analisar políticas de produção e difusão cultural aplicadas em diferentes sociedades e épocas. Cuidadosamente embasado em teorias e estudos de caso, este lançamento das Edições SESC SP ressalta a importância de projetos educacionais voltados à expansão cultural – sejam eles de cunho privado ou público.

Entre as várias discussões presentes no livro, o autor – que por muitos anos trabalhou como programador cultural – destrincha a acepção do termo cultura sob a perspectiva de diferentes teóricos, investiga o potencial das ações e animações culturais (objeto de pesquisa relativamente novo nos estudos sociológicos) e alerta à necessidade de iniciativas em favor de uma democratização cultural. Além disso, a obra relata ações culturais desenvolvidas no âmbito da sociedade civil brasileira, como por exemplo o SESC SP – instituição cuja história e programas são descritos com detalhes.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC SP, a publicação de Cultura e ação cultural “leva adiante a proposta de uma ação sociocultural, educativa e permanente, que se realiza como princípio constitutivo da formação e da informação, como meio para o exercício da cidadania e como fim para a aquisição de novos conhecimentos e outros saberes”.

Sobre o autor - Newton Cunha foi animador e programador cultural do SESC São Paulo entre 1972 e 2007. Graduado em jornalismo pela ECA-USP e pós-graduado em filosofia pela PUC-SP, estudou na Sorbonne-Paris sob orientação do sociólogo Joffre Dumazedier. São obras de sua autoria: A Felicidade Imaginada (as relações entre os tempos de trabalho e de lazer), Ed. Brasiliense, 1987; Dicionário SESC, a Linguagem da Cultura, Ed. Perspectiva, 2003. Publicou também os seguintes ensaios, em obras coletivas: Cultura Contemporânea, Cidadania do Medo in “Ética e Cultura”, Perspectiva, Coleção Debates, 2005; Ação e Animação Culturais in “Cadernos Temáticos do Conselho Regional de Psicologia”, nº 5, 2007; Filosofia e Surrealismo – A Insuficiência da Realidade in “Surrealismo”, Perspectiva, Coleção Stylus, 2008. Tradutor das seguintes obras, na editora Perspectiva: Ética contra Estética, de Amélia Valcárcel; Diderot, o Enciclopedista, em três volumes, com os textos do autor para a “Encyclopédie”; Descartes, Obras Selecionadas; O Teatro Espanhol do Século de Ouro (1º volume, Juan Del Enzina); A Música Grega, de Thédodore Reinach.

Título: Cultura e ação cultural: uma contribuição a sua história e conceitos
Autor: Newton Cunha
Preço: R$ 40
ISBN: 978-85-7995-003-2 | Edições SESC SP

Lançamento na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Bate-papo com o pesquisador, tradutor e jornalista Newton Cunha, organizador do Dicionário SESC – A linguagem da cultura e Lia Calabre, historiadora, pesquisadora na área de políticas culturais e organizadora do livro Políticas Culturais: diálogo indispensável. Mediação de Maurício Trindade da Silva, Mestre em Sociologia da Cultura (USP) e Assistente Técnico da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do SESC SP.
Data: 20 de agosto, sexta-feira 
Horário: 20 horas
Local: Arena SESC– estande SESC SP. Entre Ruas G e H, em frente ao Salão de Ideias

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom