Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 Programação diária do SESC SP na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Clientes

Programação diária do SESC SP na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Aug 03, 2010

Dia 12 - quinta-feira

14h – Clarice Lispector por Beth Goulart
Leitura dramática do conto Amor, de Clarice Lispector, interpretado pela atriz Beth Goulart.

16h – Primeiras editoras brasileiras
Bate-papo sobre as editoras Garnier e Laemmert, Cia Editora Nacional e Francisco Alves. Com os professores e pesquisadores Marisa Lajolo, Nelson Schapochnik e Marisa Midori.

19h – Chiquinha em Revista
Apresentação musical com Carlos Careqa, baseada na obra da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga.

Dia 13 – sexta-feira

14h – Tipografia: ciência e arte
Bate-papo com Henrique Nardi, designer gráfico e professor, criador do projeto “Tipocracia: estado tipográfico” e os designers gráficos Claudio Rocha e Marcos Mello, fundadores da Oficina Tipográfica São Paulo.

16h – Tertúlia - Tradutores
O professor de literatura da USP Mamede Mustafa Jarouche comenta sua tradução do clássico da literatura mundial Mil e uma noites.

18h – Coleção Ópera Urbana – Cidade dos deitados
Bate-papo com Zé do Caixão ator, autor e diretor e a escritora do livro Cidade dos deitados Heloisa Prieto, mestre em Semiótica pela PUC e autora de diversas obras de literatura infanto-juvenil.

20h – Lançamento – Álbum: Imagens musicais
Bate-papo com o fotógrafo e autor do livro Marco Aurelio Olimpio e os organizadores Thales Trigo e Simonetta Persichetti. Mediação de Patrícia Palumbo, jornalista e crítica musical.

Dia 14 – sábado

14h – Coleção Ópera Urbana – Montanha-russa
Canções, leituras e conversas com o autor do livro Montanha-Russa Fernando Bonassi, escritor, dramaturgo e cineasta, e Edgard Scandurra, músico.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

16h – Dicionário SESC: A linguagem da cultura
Os escritores Paulo Scott, Marcelino Freire, Chacal e Marcelo Montenegro selecionam verbetes do Dicionário SESC, propondo uns aos outros desafios de criação de poemas, dentro do projeto Vocabulário.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

18h – Entrelinhas do corpo: Encontros de literatura e erotismo
Bate-papo sobre literatura, corpo e erotismo com os escritores Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

20h – Donzela Guerreira
Apresentação musical com o Grupo Anima, sobre o mito da donzela, guerreira de autoria de Walnice Nogueira Galvão.

Dia 15 – domingo

14h – De quem é essa história? Ana Maria Machado
A escritora Ana Maria Machado conversa com o diretor teatral Márcio Pontes. Após a conversa, contação de histórias baseadas na obra da autora. Com a Cia. Polichinelo.

16h – Crianças, crionças
Apresentação artística com poemas infantis cantados e musicados por Cid Campos, em interpretações que guardam a originalidade da escrita com seus refrões e rimas.

18h – Virginia Rosa
A cantora apresenta músicas do CD Baita Negão, em homenagem ao compositor Monsueto.

Dia 16 – segunda-feira

14h – De quem é essa história? – Pedro Bandeira
O escritor Pedro Bandeira conversa com o diretor teatral Márcio Pontes. Após a conversa, contação de histórias baseadas na obra do escritor. Com a Cia. Polichinelo.

16h – Livro digital
Palestra com Fredric M. Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância e professor livre-docente da ECA-USP.

18h – Literatura Plural: Poesia – Antônio Cícero
Vivência de poesia com o escritor, poeta e filósofo Antônio Cícero.

20h – Guia brasileiro de produção cultural
Bate-papo entre os organizadores do livro Cristiane Olivieri, advogada, mestre em Política Cultural e Edson Natale, músico, escritor e jornalista. Mediação de Sérgio Pinto, formado em Música e assistente técnico para a área de música do SESC SP.

Dia 17 – terça-feira

11h – Oficina de encadernação e conservação
Confecção do livro em branco, utilizando a técnica da costura japonesa. A atividade aborda a estrutura do livro, aspectos da conservação e restauração de publicações. Com a artista plástica Fernanda Brito.

14h – Comidas, palavras e prazeres
Bate-papo com Paula Pinto Silva, doutora em Antropologia Social e autora do livro Farinha, feijão e carne seca, e Selma Maria, artista plástica e educadora, que apresenta palavras cotidianas incorporadas ao vocabulário da alimentação.

16h - Na casa da Ruth
Apresentação musical com a cantora Fortuna, Gabriel Levy e Rafael Zolco.  No repertório composições de Hélio Ziskind sobre textos de Ruth Rocha e canções de domínio público.

18h – Idosos: lazer e qualidade de vida
 Bate-papo com José Carlos Ferrigno, da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC SP e autor do livro Coeducação entre gerações, e Maria Aparecida Ceciliano de Souza, especialista em lazer e animação sociocultural, do SESC SP e organizadora do livro Esporte para idosos.

20h - Da prensa ao livro digital
Palestra com Silvio Meira, professor de engenharia de software do Centro de Informática da UFPE, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife, onde coordena o grupo de inovação e os esforços de gestão de conhecimento e redes sociais.


Dia 18 – quarta-feira

14h – Oficina de impressão tipográfica
Os princípios da tipografia, com demonstração da composição com tipos e da impressão em prelo manual. Com Claudio Rocha, da Oficina Tipográfica São Paulo.

16h – Oficina de ex-libris
A artista plástica Fernanda Brito apresenta o ex-libris, espécie de selo, usado tradicionalmente na contracapa ou no frontispício do livro, para indicar o pertencimento de uma publicação a determinada biblioteca. 

18h – Encontro sobre ilustração
A escritora e ilustradora Eva Furnari fala sobre a ilustração na literatura infantojuvenil.

20h – Lançamento - O teatro segundo Ariane Mnouchkine e Jacques Lecoq

Lançamento dos livros Encontros com Ariane Mnouchkine, de Josette Féral e o O corpo poético – Jacques Lecoq: uma pedagogia da criação teatral, organizado por Jean-Gabriel Carasso e Jean-Claude Lallias. Mediação de Alexandre Mate e participação da diretora teatral Cristiane Paoli-Quito.

Dia 19 – quinta-feira

14h – Oficina de impressão tipográfica
Os princípios da tipografia, com a demonstração da composição com tipos e da impressão em prelo manual. Com Marcos Mello, da Oficina Tipográfica São Paulo.

16h – Coleção Ópera Urbana – Surfando na marquise
Bate-papo entre o autor do livro Surfando na marquise, Paulo Bloise, e o rapper e apresentador Rappin’ Hood. Após a conversa, intervenção de SLAM, um desafio de poesia ritmada, com o grupo de teatro Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

18h – História da leitura – Regina Zilberman
Palestra com Regina Zilberman, professora e pesquisadora das práticas de leitura e da literatura infantojuvenil.

20h – Lançamento - Turismo e patrimônio cultural
Bate-papo com Mario Jorge Pires, historiador, doutor em Ciências da Comunicação e professor da Universidade de São Paulo e a autora Flávia Roberta Costa, turismóloga e gerente adjunto da Gerência de Programas Sócio-Educativos do SESC SP, sobre o turismo cultural como atividade capaz de proporcionar acesso ativo aos bens culturais.

Dia 20 - sexta-feira

14h – De quem é essa história? – Tatiana Belinky
A escritora Tatiana Belinky conversa com o diretor teatral Márcio Pontes. Após a conversa, contação de histórias baseadas em sua obra, com Cia. Polichinelo.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

16h –Tertúlia - Autores
O escritor, tradutor e jornalista, Bernardo Ajzenberg fala de suas memórias, influências e experiências literárias, tendo como base o romancista norte-americano Philip Roth.

18h – Exu 7 Encruzilhadas - José Agrippino de Paula
Bate-papo sobre a vida e obra de José Agrippino de Paula, escritor, dramaturgo e cineasta considerado um dos maiores gurus do movimento tropicalista. Com o músico Arnaldo Antunes, a pesquisadora Lucila Meirelles e o escritor Joca Reiners Terron.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

20h – Lançamento - Cultura e ação cultural
Bate-papo com o pesquisador, tradutor e jornalista Newton Cunha, organizador do Dicionário SESC – A linguagem da cultura e Lia Calabre, historiadora, pesquisadora na área de políticas culturais e organizadora do livro Políticas Culturais: diálogo indispensável. Mediação de Maurício Trindade da Silva, Mestre em Sociologia da Cultura (USP) e Assistente Técnico da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do SESC SP.

Dia 21 – sábado

14h – Conversa e espetáculo sobre Mário de Andrade
A pesquisadora e professora de literatura Susana Ventura fala sobre as publicações e CDs sobre o escritor lançados pelo SESC SP, seguida da apresentação teatral Pio e Mário com Paschoal da Conceição, Hélio Cícero e Douglas Simon, texto e direção de Samir Yazbek. 
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

16h – Cartografia Literária – experiências webliterárias
Bate-papo com a pesquisadora e professora de literatura Heloísa Buarque de Hollanda e o poeta e editor do sítio de literatura Cronópios, Edson Cruz. Com participação dos escritores blogueiros Andrea Del Fuego, Nelson de Oliveira e Michelini Verunschk.  
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

18h – Literatura Plural: Poesia – Paralelas
Encontro de poesia e música com a escritora, poeta e compositora Alice Ruiz e a cantora e compositora Alzira E.
► Transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

20h – Prêmio SESC de Literatura
Bate-papo sobre o processo de criação com Lúcia Bettencourt, vencedora do prêmio SESC de Literatura 2005 com o livro A secretária de Borges; Sérgio Leo, vencedor prêmio SESC de Literatura 2008 com o livro de contos Mentiras do Rio; e Márcio Ribeiro Leite, vencedor prêmio SESC de Literatura 2008 com o romance O momento mágico.

Dia 22 – domingo

14h – De quem é essa História? Ricardo Azevedo
O escritor Ricardo Azevedo conversa com o diretor teatral Márcio Pontes. Após a conversa, contação de histórias baseadas na obra do autor, com Cia. Polichinelo.

16h – Crianças, crionças
Apresentação artística com poemas infantis cantados e musicados por Cid Campos, em interpretações que guardam a originalidade da escrita com seus refrões e rimas.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom