Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 SESC SP promove discussão sobre o universo do livro digital e impresso na Bienal 2010

Clientes

SESC SP promove discussão sobre o universo do livro digital e impresso na Bienal 2010

Aug 06, 2010

SESC SP promove discussão sobre o universo do livro digital e impresso na Bienal 2010

Silvio Meira apresenta palestra "Da prensa ao livro digital"

Várias oficinas, palestras e bate-papos discutem o livro digital e impresso

Em diversos bate-papos, oficinas e palestras, o SESC SP promove durante a Bienal 2010, por meio de sua área editorial, as Edições SESC SP, ampla reflexão sobre o universo do livro impresso e digital. Nos onze dias do evento, serão nove atividades que contemplam desde a história da leitura, tipografia, encadernação e ambiente digital, entre outros temas.

Destaque para o bate-papo com a pesquisadora Heloísa Buarque de Holanda e o poeta e editor do sítio de literatura Cronópios, Edson Cruz que contará com a participação dos escritores blogueiros Andrea Del Fuego, Nelson de Oliveira e Michelini Verunschk e que tem como tema experiências webliterárias. A atividade será transmitida ao vivo pelo portal do SESC SP no sábado, dia 21 de agosto, às 16h.

Para os interessados em produzir material a oficina de encadernação e conservação, promove a confecção de um livro em branco, utilizando a técnica da costura japonesa. A atividade aborda a estrutura do livro, aspectos da conservação e restauração de publicações, com a artista plástica Fernanda Brito. Dividida em dois dias, acontecerá também a oficina sobre os princípios da tipografia, com a demonstração da composição com tipos e da impressão em prelo manual, com Marcos Mello, da Oficina Tipográfica São Paulo.

Confira a seguir a programação completa voltada para o universo do livro impresso e digital.

Dia 13 – sexta-feira
14h – Tipografia: ciência e arte
Bate-papo com Henrique Nardi, designer gráfico e professor, criador do projeto “Tipocracia: estado tipográfico” e os designers gráficos Claudio Rocha e Marcos Mello, fundadores da Oficina Tipográfica São Paulo.

Frederic LittoDia 16 – segunda-feira
16h – Livro digital
Palestra com Fredric M. Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação à Distância e professor livre-docente da ECA-USP. (foto ao lado)

Dia 17 – terça-feira
11h – Oficina de encadernação e conservação
Confecção do livro em branco, utilizando a técnica da costura japonesa. A atividade aborda a estrutura do livro, aspectos da conservação e restauração de publicações.  Com a artista plástica Fernanda Brito.

20h - Da prensa ao livro digital
Palestra com Silvio Meira, professor de engenharia de software do Centro de Informática da UFPE, cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife, onde coordena o grupo de inovação e os esforços de gestão de conhecimento e redes sociais.

Dia 18 – quarta-feira
14h – Oficina de impressão tipográfica
Os princípios da tipografia, com demonstração da composição com tipos e da impressão em prelo manual. Com Claudio Rocha, da Oficina Tipográfica São Paulo.

16h – Oficina de ex-libris
A artista plástica Fernanda Brito apresenta o ex-libris, espécie de selo, usado tradicionalmente na contracapa ou no frontispício do livro, para indicar o pertencimento de uma publicação a determinada biblioteca. 

Dia 19 – quinta-feira
14h – Oficina de impressão tipográfica
Os princípios da tipografia, com a demonstração da composição com tipos e da impressão em prelo manual. Com Marcos Mello, da Oficina Tipográfica São Paulo.

18h – História da leitura – Regina Zilberman
Palestra com Regina Zilberman, professora e pesquisadora das práticas de leitura e da literatura infantojuvenil.

Dia 21 – sábado
16h – Cartografia Literária – experiências webliterárias
Bate-papo com a pesquisadora e professora de literatura Heloísa Buarque de Hollanda e o poeta e editor do sítio de literatura Cronópios, Edson Cruz. Com participação dos escritores blogueiros Andrea Del Fuego, Nelson de Oliveira e Michelini Verunschk.  
Com transmissão ao vivo pelo portal SESC SP www.sescsp.org.br

Clique aqui para ver programação completa de Edições SESC SP na Bienal.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom