Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 08 SESC SP terá mais de 40 atividades ligadas ao universo do livro e da leitura durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Clientes

SESC SP terá mais de 40 atividades ligadas ao universo do livro e da leitura durante a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Aug 03, 2010

Com o objetivo de gerar e difundir conhecimento, recriando o ambiente de suas unidades, o SESC SP leva à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, por meio de sua área editorial, as Edições SESC SP, atividades que aproximam o público do universo cultural do livro e da leitura.

"A participação do SESC SP na 21ª Bienal do Livro, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), é estratégica para possibilitar ao público o contato com atividades em torno do livro e da leitura, cujos objetivos se colocam lado a lado com os propósitos da instituição na busca de uma contínua democratização do acesso aos bens materiais e simbólicos produzidos pela sociedade", declara o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda.

E para facilitar ainda mais o acesso, uma parceria realizada com a CBL proporciona desconto de 50% no valor do ingresso da Bienal para todos os matriculados no SESC SP e seus dependentes, mediante apresentação do cartão SESC nas bilheterias do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Todas as unidades do SESC na capital e na Grande São Paulo vão também abrigar várias ações de promoção do evento e realizar programações especiais durante todo o mês de agosto, ligadas à literatura, tais como bate-papos com autores.

Serão lançados, na Bienal, os títulos Álbum: Imagens musicais, de Marco Aurelio Olimpio, fotógrafo que por quase duas décadas registrou diversos shows, sendo que alguns deles nas Unidades do SESC SP; Cultura e ação cultural: Uma contribuição a sua história e conceitos, do filósofo e jornalista Newton Cunha, pelas Edições SESC SP. Além destes, em co-edição com a Editora Senac, os títulos apresentados serão: Turismo e patrimônio cultural: Interpretação e qualificação, da especialista em turismo Flávia Roberta Costa; e mais O corpo poético: Uma pedagogia da criação teatral, do mestre francês do teatro, Jacques Lecoq e Encontros com Ariane Mnouchkine, da canadense Josette Féral, sobre a vida da encenadora e fundadora do Théâtre du Soleil em 1964.

Na área infanto-juvenil, o SESC SP leva para a Bienal dez atividades pensadas para incentivar crianças e jovens a se interessarem por literatura. A coleção Ópera Urbana, destinada aos adolescentes que vivem nas grandes cidades, tem lugar garantido na programação em bate-papo com escritores de três de suas obras. A escritora de Cidade dos Deitados, Heloisa Prieto, fala sobre sua obra e conversa com o ator, autor e diretor Zé do Caixão.

E para todas as faixas etárias, a partir do tema Leia e conte estruturado na página www.sescsp.org.br/leiaeconte, o SESC SP irá estimular a leitura e incentivar as pessoas a compartilharem suas experiências acerca desse universo. Uma das ações propostas, chamada Livros pela cidade, prevê a distribuição de 250 livros que serão disponibilizados em diversos pontos de São Paulo, como praças, pontos de ônibus, metrôs, shoppings e outros lugares que fazem parte do cotidiano do paulistano.

A proposta da ação Livros pela cidade é que, além de compartilhar impressões, os próprios leitores multipliquem a ação, deixando a obra em outros lugares para que novos leitores encontrem os “livros-surpresa”. Além de se tornar um agente nesta grande “corrente” da leitura, quem primeiro encontrar um desses livros poderá ainda ganhar outra obra. Cada livro contém um código promocional para cadastramento no hotsite que dá direito a um vale-livro para ser trocado em qualquer uma das unidades do SESC SP. A página também mantém um espaço que contempla a troca de livros e os encontros serão realizados nas unidades SESC SP da Capital e da Grande São Paulo para que as trocas sejam efetuadas.

Para quem não poderá estar presente, mas quer acompanhar a programação, serão transmitidas ao vivo pelo portal SESC SP oito atividades. Uma delas é o Desafio poético, com Paulo Scott, Marcelino Freire, Chacal e Marcelo Montenegro que, a partir de verbetes retirados do Dicionário SESC: A linguagem da cultura, serão desafiados a criar poemas, dentro do projeto Vocabulário. Outra é Conversa e espetáculo sobre Mário de Andrade, com Susana Ventura, Paschoal da Conceição, Hélio Cícero, Douglas Simon e Samir Yazbec que vão conversar sobre CDs e obras do autor que fora lançados pelo SESC SP, com apresentação teatral. Todas as transmissões serão seguidas por chat, em que os internautas podem partilhar impressões e opiniões.

Já os presentes à Bienal poderão conferir o espaço de 300m² projetado pelos arquitetos Maria Rosa Almeida e Fábio Mosaner e tem como tema central a Tipografia, Arte e Processo de criação na composição de um texto. Contando ainda com uma arena que comporta 80 pessoas, o espaço das Edições SESC SP será palco para mais de 40 atividades vinculadas ao catálogo da editora, como lançamentos de livros e bate-papos em torno de outros títulos, oficinas e palestras voltadas tanto ao universo do livro impresso quanto ao do livro digital e diversas apresentações artísticas e culturais.

O estande ainda traz, alinhado às diretrizes do Programa de Educação para a Sustentabilidade do SESC SP ‘Lixo: menos é mais’, o cuidado para combater o desperdício visando a minimização de resíduos, destinando-os adequadamente segundo os princípios da responsabilidade social e ambiental e sela o compromisso de reafirmar valores e atitudes favoráveis ao desenvolvimento social que coexiste com o equilíbrio natural.

A presença do SESC SP na Bienal e em suas unidades da capital e Grande São Paulo, durante todo o mês de agosto, reforça sua ação cotidiana ao longo de 64 anos trabalhando para o bem estar da população de trabalhadores do comércio de bens e serviços e da comunidade em geral.

Confira aqui a programação completa.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP:

Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Bianka Saccoman, Cíntia Moraes, Diego Pontes e Karine Bastida
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom