Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 10 Projeto 'Corpo Vivo', de Ivaldo Bertazzo, destaca o corpo humano em movimento na arte e na saúde

Clientes

Projeto 'Corpo Vivo', de Ivaldo Bertazzo, destaca o corpo humano em movimento na arte e na saúde

Oct 04, 2010

Quando o ser humano abandonou a condição de quadrúpede e se ergueu sobre seus membros inferiores, tornando-se bípede, ganhou uma imagem visualmente mais forte, indispensável para sua sobrevivência, mas que acarretou problemas sérios a uma estrutura óssea que não estava pronta para modificar tão radicalmente seu eixo de sustentação. Em Corpo Vivo  Reeducação do movimento, lançamento das Edições SESC SP, Ivaldo Bertazzo, renomado coreógrafo e educador corporal, propõe sua metodologia para reverter os problemas que essa nova condição vertical, combinada aos hábitos modernos, promoveu no corpo humano.

Como bem sinaliza Drauzio Varella no prefácio de Corpo Vivo, o sedentarismo e a obesidade são as maiores pragas do modelo de vida atual. Na tentativa de evitar que músculos atrofiem pelo mau uso ou pelo não uso, Ivaldo propõe o movimento. As séries de atividades, demonstradas no livro com imagens detalhadas, estimulam o organismo e auxiliam o combate a problemas específicos do corpo humano, desde doenças cardíacas e recondicionamento físico até problemas com a apneia noturna e a libido. “Ivaldo ensina a incorporar hábitos curadores a cada instante de sua movimentação”, comenta Maitê Proença, atriz que convive com Ivaldo há muito tempo, e que exprime suas impressões na quarta capa do livro.

A obra Corpo Vivo  Reeducação do movimento faz parte de um projeto que inclui também o espetáculo interativo Corpo Vivo  Carrossel das espécies, dirigido por Bertazzo, em cartaz no SESC Pinheiros, em São Paulo, além de uma série de palestras e workshops sobre a preservação e degeneração do corpo. Segundo o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, “desde o corpo humano que nada, rasteja e anda, até aquele que procura alçar vôos longínquos, Bertazzo lida com fontes sólidas, teóricas e científicas, portanto tão profundas quanto os desejos que nos lançam ao longe.”

Sobre o autor – Professor e coreógrafo, Ivaldo Bertazzo criou um método único, fruto da miscigenação de estudos científicos da biomecânica humana, principalmente técnicas de dança e da percepção e vivência com várias culturas, como as orientais e européias, desenvolvido ao longo de 35 anos de trabalho. Em sua Escola do Movimento, pessoalmente, transmite seu repertório e certifica as pessoas comuns, empresas ou profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, preparadores e professores de educação física, possibilitando a continuidade do seu conhecimento, por meio do método. Bertazzo já dirigiu mais de 30 espetáculos de dança em duas vertentes, uma com bailarinos profissionais e aparatos cênicos e uma com “cidadãos dançantes”, muitas vezes oriundos de um trabalho social com a periferia. Outras informações sobre o autor e o método: www.ivaldobertazzo.com.br

Título: Corpo vivo  Reeducação do movimento
Autor: Ivaldo Bertazzo
Número de páginas: 256
Formato: 19 x 25 cm
Preço: R$ 120,00
ISBN: 978-85-7995-008-7

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

Assessoria de imprensa da Escola do Movimento:
TB Comunicação
Tânia Bernucci [email protected]
(11) 3672-3967 | (11) 9909-6181