Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 11 Expedição ao Alto Xingu identifica brincadeiras e jogos da cultura Kalapalo e reaviva o lado lúdico do cotidiano indígena

Clientes

Expedição ao Alto Xingu identifica brincadeiras e jogos da cultura Kalapalo e reaviva o lado lúdico do cotidiano indígena

Nov 09, 2010

A rica diversidade cultural brasileira se manifesta através dos grupos que vivem e convivem em cada região do país. No Alto Xingu, entretanto, esse multiculturalismo recebe contornos próprios, enaltecidos pela vivacidade das tradições indígenas ainda preservadas. Entre os povos Kuikuro, Nahukwá, Matipu e tantos outros, os Kalapalo chamaram a atenção de uma equipe de pesquisadores – eles mapearam e identificaram os jogos e brincadeiras desse povo e o papel que essa porção lúdica da existência desempenha na qualidade da interação social.

O livro, que condensa o resultado desse estudo, organizado por Marina Herrero e jogoskalapalo3Ulysses Fernandes, acaba de ser reeditado pelas Edições SESC SP. Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo, lançado agora em capa dura, revisado de acordo com o novo acordo ortográfico, com atualização da grafia Kalapalo e acrescido também de prefácio, aborda desde sua introdução a experiência de entender outra cultura. Segundo a organizadora Marina Herrero, esse trabalho é fruto de um longo processo de amizade ejogoskalapalo4 aproximação promovido pelo SESC São Paulo. A entidade organizou a ida da equipe em expedição, em 2005, para o local onde vivem aproximadamente trezentos Kalapalo que, de uma maneira ou de outra, participaram ativamente desse projeto.

Repleto de fotos e ilustrações, e acompanhado de documentário em DVD, o livro busca esclarecer quem é, onde está e em que contexto vive esse grupo indígena, jogoskalapalo5abordando sua mitologia e simbolismo. Em seguida apresentam o processo de pesquisa da expedição e, por fim, as brincadeiras e jogos, relacionando-os como as aptidões que desenvolvem em seus jogadores. As atividades lúdicas não são pura forma de entretenimento para os Kalapalo, a alegria é a forma fundamental de conhecimento das coisas e de interação com a vida. Como explica Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC SP, “para sociedades tão racionais quanto as nossas, é possível que ainda tenhamos de descobrir o que o antropólogo Pierre Clastres definiu como alegre conhecer, para poder entender, afinal, ‘De que riem os índios?’”.

Sobre os organizadores – Marina Herrero é técnica do SESC desde 1997,é assistente técnica da Gerência de Programas Socioeducativos e coordenadora do programa Diversidade Cultural. Ulysses Fernandes é indigenista. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), 1986. Membro da SBE Sociedade Brasileira de Entomologia e produtor cultural.

Título: Jogos e brincadeiras na cultura Kalapalo
Organizadores: Marina Herrero e Ulysses Fernandes
Número de páginas: 264
Formato: 20 x 26 cm
Preço: R$ 75,00
ISBN: 978-85-7995-006-3

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas melhores livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom