Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 12 Maior interação entre gerações favorece processo recíproco de educação

Clientes

Maior interação entre gerações favorece processo recíproco de educação

Dec 05, 2010

O psicólogo José Carlos Ferrigno convida o leitor a conhecer os ganhos qualitativos que a convivência intergeracional pode trazer para a família e para a sociedade na obra Coeducação entre gerações, cuja segunda edição acaba de ser lançada pelas Edições SESC SP. Com linguagem adaptada ao novo acordo ortográfico e atualização do texto e do projeto gráfico, o livro condensa os resultados da pesquisa realizada por Ferrigno no âmbito das atividades culturais oferecidas à comunidade pelo SESC SP.

A partir da análise do relacionamento entre pessoas de diferentes faixas etárias, Ferrigno mostra como as divergências podem ser superadas e o que essa interação pode oferecer de positivo tanto para os jovens quanto para os idosos. Como destaca o autor, com a reorganização social ocorrida na contemporaneidade, os espaços urbanos privaram jovens e idosos do convívio comum, ao criar ambientes sociais exclusivos. Com exceção de algumas comunidades rurais, crianças e adultos não partilham o cotidiano e as situações de festa ou de trabalho. Essas mudanças ocorridas ao longo da história geraram conflitos intergeracionais e, por consequência, a intolerância e o preconceito etário.

Os estudos de Ferrigno se solidificam na observação das dinâmicas de interação e em entrevistas realizadas com frequentadores e professores do SESC, pertencentes a diferentes gerações. Ao discutir como as gerações vivem na sociedade moderna e quais as possibilidades de processos de educação recíproca, o autor conclui que a aproximação das gerações pode enriquecer a inclusão social de jovens e idosos e que, assim, as experiências de ambos podem colaborar na compreensão e aceitamento de conflitos típicos de cada faixa etária.

Sobre o autor – José Carlos Ferrigno é psicólogo, mestre e doutor em psicologia social pela USP. Especializou-se em Gerontologia Social pela Universidade de Barcelona. É pesquisador da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC São Paulo e coordena o programa SESC Gerações.

Título: Coeducação entre gerações
Autor: José Carlos Ferrigno
Número de páginas: 264
Formato: 32 x 23 cm
Preço: R$ 52
ISBN: 978-85-98112-96-1

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior) e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
Marli Tancreda | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom