Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 04 Colóquio e lançamento de livro sobre as principais questões da dança brasileira contemporânea acontecem na próxima semana

Clientes

Colóquio e lançamento de livro sobre as principais questões da dança brasileira contemporânea acontecem na próxima semana

Apr 13, 2011

No dia 19 de abril, no SESC Consolação, pesquisadores, coreógrafos, bailarinos, produtores, jornalistas e estudantes de dança se reúnem para debater temas como a criação colaborativa, o papel da dramaturgia, o ofício da produção e a importância do jornalismo cultural. O colóquio e o lançamento do livro Temas para a dança brasileira, publicado pelas Edições SESC SP, buscam promover a reflexão acerca desta manifestação artística. O colóquio se inicia às 10h, e as inscrições – gratuitas – podem ser feitas pelo site  www.sescsp.org.br. O lançamento do livro e a sessão de autógrafos, às 18h30, são abertos ao público em geral.

O livro Temas para a dança brasileira levanta questões fundamentais para a dança e para as artes em geral no cenário contemporâneo. Beatriz Cerbino, pesquisadora e dramaturga, enfatiza o papel da crítica na dança brasileira e contextualiza seu surgimento. Para a autora, “tão importante quanto um espetáculo é a discussão que ele pode gerar, as diferentes maneiras de percebê-lo e de se apropriar das ideias que ele coloca em movimento”. Também estão na obra os textos da dramaturga Fátima Saadi, do bailarino e coreógrafo Paulo Caldas e da pesquisadora de dança Thereza Rocha, que aliam a perspectiva acadêmica com suas experiências profissionais, aproximando o leitor deste universo da expressão cultural.

Os desafios de um produtor, a entrada no cenário internacional e as perspectivas para as próximas décadas são assuntos elencados pela jornalista especializada em dança, Adriana Pavlova. Até mesmo o aspecto econômico é levado em conta. Fundador de vários festivais de dança no Brasil, Leonel Brum, também ex-coordenador de dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), confirma que o cenário atual apresenta mais de 120 festivais e que o reconhecimento da dança como uma área dentro da chamada “economia da cultura” apresenta novas perspectivas no sentido de ampliar sua visibilidade em todas as esferas.

O livro apresenta as contribuições da jornalista Nani Rubin, que aborda a cobertura da dança pelo jornalismo cultural. Ela afirma que a apuração jornalística da dança está em desvantagem em relação a outras áreas como cinema e música devido à falta de material de acervo para pesquisa. Há ainda textos de Ana Pais, Andrea Bardawil, João Carlos Couto de Magalhães, Maíra Spanghero, Marcos Bragato, Rosa Primo, Silvia Soter e um ensaio em parceria de Marina Guzzo e Simone Avancini.

Além dos autores dos 16 artigos que compõem o livro, o colóquio receberá quatro convidados para dinamizar o debate: a coordenadora de Artes Cênicas do Instituo Itaú Cultural, Sonia Sobral, a dramaturgista Rosa Hercules, a produtora Jackie Castro e a crítica de dança Helena Katz.

Colóquio Temas para a dança brasileira
Data: 19/04
Horário: das 10h às 18h30
Local: SESC Consolação | Rua Dr Vila Nova, 245 | São Paulo - SP
Informações: (11) 3234-3000
Programação e currículum dos participantes – clique aqui.

Lançamento de Temas para a dança brasileira
Data: 19/04 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: SESC Consolação | Rua Dr Vila Nova, 245 | São Paulo - SP
Informações: (11) 3234-3000  

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), mas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom