Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 04 Paço da Liberdade SESC Paraná promove debates sobre transformações sociais com conferências e livro organizados por Adauto Novaes

Clientes

Paço da Liberdade SESC Paraná promove debates sobre transformações sociais com conferências e livro organizados por Adauto Novaes

Apr 08, 2011

O ciclo Mutações – A invenção das crenças, que começa na próxima semana, é composto por palestras e debates com expoentes da filosofia no Brasil e pela apresentação do livro Mutações – a experiência do pensamento ao público curitibano.

O Paço da Liberdade SESC Paraná realiza a terceira edição do ciclo de conferências Mutações em Curitiba, cujo tema é A Invenção das Crenças. O objetivo é discutir as mutações socioculturais ocasionadas pela Revolução Tecnocientífica e o quanto as novas tecnologias interferem e complementam a vida cotidiana. Pesquisadores e filósofos analisam até que ponto estas invenções transformam os valores morais e éticos contemporâneos, os ideais políticos e as construções imaginárias no campo das artes. 

O ciclo, que conta com a presença de personalidades como José Miguel Wisnik, Luiz Alberto Oliveira, Oswaldo Giacoia Júnior e Jorge Coli, se inicia no dia 12 de abril. Neste mesmo dia, será apresentado ao público local o livro Mutações – A Experiência do Pensamento, com ensaios originados da última edição do colóquio. São textos escritos por filósofos expoentes das ciências humanas no país, como os já citados Oliveira, Giacoia Júnior e Coli, bem como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Olgária Matos e Newton Bignotto, além de autores franceses como Frédéric Gros, Eugéne Enriquez e Pascal Dibie.

O livro, publicado pelas Edições SESC SP, conta com 21 textos organizados e editados pelo jornalista e professor Adauto Novaes, idealizador do ciclo Mutações. Os ensaios trazem reflexões sobre os papéis do pensamento, da crítica e da filosofia no mundo contemporâneo, a partir de discussões sobre temas como a força do niilismo e o esgotamento ético. Segundo Adauto Novaes, um dos objetivos da obra é reunir estudos sobre o período desafiador pelo qual estamos passando e estimular questionamentos a respeito da nossa época. Clique aqui para mais informações sobre a obra.

O ciclo Mutações é um projeto itinerante já realizado no SESC Paraná em anos anteriores, com a curadoria do pesquisador Adauto Novaes e apoio do Ministério da Cultura. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília também integram este circuito que tem como registro das reflexões, também, os livros MutaçõesEnsaios sobre as novas configurações do mundo (2008) e A condição humana – As aventuras do homem em tempos de mutações (2009).

Sobre o organizador do projeto Mutações

Adauto Novaes é jornalista e professor. Foi diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura por 20 anos. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento, com a qual organizou vários ciclos de conferências que, por sua vez, deram origem a inúmeras publicações. Algumas das mais importantes delas são os livros de ensaios Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti); Poetas que pensaram o mundo; O homem-máquina; Civilização e barbárie e O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo (Agir/Edições SESC SP, 2008) e A condição humana (Agir/Edições Sesc SP, 2009).

Apresentação do livro Mutações – A experiência do pensamento
Data:
12 de abril de 2011
Local: Paço da Liberdade SESC Paraná | Praça Generoso Marques, 189, Centro | Curitiba, PR
Informações: (41) 3234-4200

Ciclo Mutações – A invenção das Crenças
Data:
12 a 29 de abril de 2011
Local: Paço da Liberdade SESC Paraná | Praça Generoso Marques, 189, Centro | Curitiba, PR
Inscrições: 80,00 / 40,00* – valor único para todas as palestras
Informações: (41) 3234-4200
Programação das conferências: http://bit.ly/a_invencao_das_crencas
* Estudantes, comerciários e dependentes
O Cartão do Cliente SESC Paraná pode oferecer desconto nesta atividade. Informações no Atendimento do Paço da Liberdade SESC Paraná.  

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom