Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2010 09 Filósofos brasileiros e estrangeiros discutem os desafios do pensamento no mundo contemporâneo

Clientes

Filósofos brasileiros e estrangeiros discutem os desafios do pensamento no mundo contemporâneo

Sep 30, 2010

Reflexões sobre a tarefa do pensamento, da crítica e da filosofia no mundo contemporâneo das tecnociências realizadas por intelectuais brasileiros e estrangeiros durante o ciclo de conferências Mutações  – A experiência do pensamento, em 2009, são lançadas agora em livro homônimo. Ensaios de filósofos brasileiros como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Olgária Matos e Newton Bignotto, entre outros, e representantes do pensamento francês, tais como Frédéric Gros, Eugéne Enriquez e Pascal Dibie, ganham espaço na publicação das Edições SESC SP. São 21 textos reunidos em livro pelo cuidadoso trabalho de edição e organização do jornalista e professor Adauto Novaes – ele também autor de um dos ensaios.

A obra expõe temas como a força do niilismo, o esgotamento ético e as estratégias de fuga da alienação, em artigos que configuram importante material de confrontamento do mundo a partir da experiência metalinguística de pensar sobre o pensar. É um estímulo ao questionamento em uma época de mutações, conforme descreve Novaes, e busca reunir fragmentos desse período tão desafiador.

O diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, confirma a importância dessas conferências para fazer do pensamento uma experiência de entrega às reflexões sobre a condição humana: “Mesmo carregando, muitas vezes, um tom trágico, os ensaios apresentados nos conduzem a uma situação que nos põe cruamente de frente ao mundo, uma situação que não se presta a agradar ou desagradar, mas que simples e notadamente nos faz pensar e manter vivo este ato que por vezes nos serve e que por outras nos torna mais subservientes.”

Sobre o organizador – Adauto Novaes é jornalista e professor; foi por vinte anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti), Rede imaginária: televisão e democracia, Artepensamento, A crise da razão, Libertinos/libertários, A descoberta do homem e do mundo, A outra margem do Ocidente, O avesso da liberdade, Poetas que pensaram o mundo, O homem-máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Ensaios sobre o medo (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2007), O esquecimento da política (Agir, 2007), Mutações: ensaios sobre  as novas configurações do mundo (Edições SESC SP/Agir, 2008), A condição humana (Edições SESC SP/Agir, 2009) e Vida Vicio Virtude (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2009). 

Título: Mutações - A experiência do pensamento
Organizador: Adauto Novaes
Número de páginas: 432
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70,00
ISBN: 978-85-7995-004-9

Clique aqui e conheça os textos e autores que compõe a obra.

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja .

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom