Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 05 Patativa do Assaré em debate: Xico Sá, Gilmar de Carvalho e Tiago Santana falam sobre o poeta do sertão

Clientes

Patativa do Assaré em debate: Xico Sá, Gilmar de Carvalho e Tiago Santana falam sobre o poeta do sertão

May 11, 2011

Amanhã, 12 de maio, o jornalista Gilmar de Carvalho e o fotógrafo Tiago Santana recebem o escritor e jornalista Xico Sá para um bate-papo no SESC Pinheiros. O encontro marca o lançamento do livro 'Patativa do Assaré – o sertão dentro de mim', publicação das Edições SESC SP e Editora Tempo d’Imagem.

A obra é um convite a uma experiência metalinguística, na composição entre textos e imagens sobre a vida e a arte do homem que através da narrativa poética compôs um testemunho sobre o dia-a-dia no semiárido nordestino.

Nascido na cidade de Assaré, região do Cariri, Ceará, Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa, foi alfabetizado aos doze anos. Já a partir dessa época passou a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Além da impressionante capacidade de memorização, se destacou pelo talento e versatilidade, compondo tanto versos nos moldes camonianos quanto poesia de rima e métrica populares. O livro, cujo projeto surgiu em homenagem ao centenário de nascimento do poeta, em 2009, é composto por fotografias, xilogravuras e textos que abrangem os principais momentos de sua vida. A obra constitui-se em um sensível inventário que possibilita compreender quem foi esse artista, onde viveu e em qual contexto desenvolveu a excelência de sua produção poética.

Para Xico Sá, que assina o prefácio do livro, “Guimarães Rosa em prosa e Patativa do Assaré em versos são dois grandes autores tradutores dos sertões brasileiros”. Para o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santo de Miranda, o resultado desta obra sobre o poeta do Cariri representa “uma composição que estimula o exercício crítico e colabora com múltiplas perspectivas sobre a relevância de sua poesia que recorre a fragmentos da tradição oral”.

Veja algumas das imagens internas do livro, na Galeria de fotos de Patativa do Assaré.

Sobre os autores – Gilmar de Carvalho bacharel em Direito e em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, onde foi professor até 2010. É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ganhou o Prêmio Silvio Romero, da Funarte, e o Prêmio Érico Vanucci Mendes, do CNPq. Autor de mais de 50 livros que tratam da relação da comunicação com a tradição e a cultura, é biógrafo e estudioso do poeta Patativa do Assaré.

Tiago Santana atua desde 1989 como fotógrafo na área documental. Fundador da Editora Tempo d'Imagem, especializada em livros de fotografia. É autor de trabalhos premiados como Benditos e O chão de Graciliano, entre outros. Em 2008 e 2009 foi o ganhador do prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil, e, em 2010, o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia.  É curador do IFOTO (Instituto de Fotografia) em Fortaleza (CE).

Lançamento do livro Patativa do Assaré – o sertão dentro de mim
Data: 12/05 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: SESC Pinheiros | Rua Paes Leme, 195 – Sala de Leitura – 2º andar
Evento gratuito – Estacionamento com manobrista – vagas limitadas – Informações sobre outras programações da Unidade: 0800 118220 ou site www.sescsp.org.br

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

Document Actions

______________________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

______________________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja

Assessoria de Imprensa da Editora Tempo d'Imagem
Isabel Santana Terron | (11) 9358-7036 |[email protected]

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom