Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 08 Coletânea de artigos filosóficos discute as distâncias entre a fé e a razão

Clientes

Coletânea de artigos filosóficos discute as distâncias entre a fé e a razão

Aug 10, 2011

As crenças religiosas, políticas ou sociais sempre tiveram papel determinante na história. Basta lembrar que elas dão nome às mais diversas civilizações, como a Civilização Ocidental Cristã, a Civilização Islâmica ou, hoje em dia, a Civilização Tecnocientífica, explica Adauto Novaes em "Mutações – A invenção das crenças", quarto volume da série Mutações, publicado pelas Edições SESC SP.

Coletânea de artigos filosóficos discute as distâncias entre a fé e a razão

Coletânea de artigos filosóficos discute as distâncias entre a fé e a razão

Nesta obra, as crenças são entendidas como “os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões de mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valery define como coisas vagas, isto é, tudo aquilo que se opõe aos fatos ou à ‘realidade’”. E, para refletir sobre as crenças e os saberes, a fé e a razão e até mesmo sobre a descrença, Adauto Novaes reuniu contribuições de 22 filósofos brasileiros e estrangeiros em um compêndio profundo, que busca superar as dicotomias e instigar o questionamento, insinuando até que, talvez, o conhecimento racional desta época tecnocientífica seja feito da mesma argila mítica com a qual foram moldados os homens.

Os artigos, assinados por nomes como Franklin Leopoldo e Silva, Vladimir Safatle, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Fraçois Jullien e Pascal Dibie, são resultado das palestras apresentadas no Ciclo Mutações – A invenção das crenças, em 2010, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, que também foi realizado nas cidades de Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Para o diretor regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, o livro tem a grandiosidade de toda inquietação. “Creio que, ao publicar este livro, o SESC São Paulo tem a nítida certeza de que há mais libertação nas palavras nele inseridas que amarras; há mais sentido que caos. Sinto no frescor desta incólume pupa o prosperar de voos grandiosos e mutantes”, afirma ele.

Pela série Mutações, Edições SESC SP já publicou Mutações – A experiência do pensamento, além das obras A condição humana – As aventuras do homem em tempos de mutações e Mutações – Ensaios sobre as novas configurações do mundo, ambas em parceria com a Agir Editora.

Sobre o organizador – Adauto Novaes é jornalista e professor; foi por vinte anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão, O olhar, O desejo, Ética, Tempo e história (Prêmio Jabuti), Rede imaginária: televisão e democracia, Artepensamento, A crise da razão, Libertinos/libertários, A descoberta do homem e do mundo, A outra margem do Ocidente, O avesso da liberdade, Poetas que pensaram o mundo, O homem-máquina, Civilização e barbárie, O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda A crise do Estado–nação (Record, 2003), Muito além do espetáculo (Senac São Paulo, 2000), Oito visões da América Latina (Senac São Paulo, 2006), Ensaios sobre o medo (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2007), O esquecimento da política (Agir, 2007), Mutações: ensaios sobre  as novas configurações do mundo (Edições SESC SP/Agir, 2008), A condição humana (Edições SESC SP/Agir, 2009) e Vida Vicio Virtude (Edições SESC SP/Senac São Paulo, 2009).

Título: Mutações – a invenção das crenças
Organizador: Adauto Novaes
Número de páginas: 530
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 70
ISBN: 978-85-7995-014-8

Confira os 23 artigos que compõem o livro Mutações – A invenção das crenças.

Haverá sessões de lançamento do livro em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, durante a abertura do Ciclo Mutações - Elogio à preguiça, que acontece nessas cidades.

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa Edições SESC SP:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Edições SESC SP – Comunicação
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja