Personal tools
You are here: Home Clientes Edições SESC SP 2011 09 Compilação provocativa reúne reflexões sobre a arte e as formas de representação do homem na sociedade

Clientes

Compilação provocativa reúne reflexões sobre a arte e as formas de representação do homem na sociedade

Sep 01, 2011

As possibilidades de o homem representar múltiplos papéis nos mais variados campos sociais constituem-se em um dos principais objetos da investigação de 'A teatralidade do humano', lançamento das Edições SESC SP em parceria com o Oi Futuro.

Originada a partir do ciclo cultural homônimo, realizado de setembro de 2006 a fevereiro de 2007 no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, a obra reúne 50 autores, entre eles, nomes de destaque como Augusto Boal, Antônio Abujamra, Denise Stoklos, Fátima Saadi, Heloisa Buarque de Hollanda, João Falcão, Marcos Prado, Vera Holtz e Zé Celso Martinez Corrêa.

“Que espaços ocupam no mundo os diferentes atores da sociedade? O que revelam e ocultam? O que afirmam ou negam? Como isso se reflete na cena contemporânea e nos coletivos de criação?” são algumas das questões levantadas pela organizadora Ana Lúcia Pardo, atriz, jornalista e gestora cultural que compilou as pesquisas e criações desta obra – uma convergência entre os campos da arte, da comunicação e da análise social.

Os temas são tratados de maneira instigante e provocativa em capítulos que relacionam o papel do teatro e das artes com a imagem no decorrer do século XX e início do século XXI, a movimentação urbana, a história de formação do povo brasileiro e a espetacularização em centros contemporâneos. O resultado é um registro de imagens, pensamentos e frases que foram originadas não somente das discussões, mas também nos bastidores e camarins daquele ciclo.

Despertando discussões acerca das teatralidades presentes no cotidiano, a obra investiga as possibilidades do homem de representar papéis tanto no teatro quanto na sociedade e na política. “Reflexões, debates, intervenções artísticas, projeções, monólogos e a encenação de um espetáculo versaram sobre a infinita capacidade de homens e mulheres de teatralizar, reinventar e representar múltiplos papéis, em meio à complexidade do mundo de hoje”, relembra a diretora do Instituto Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, referindo-se aos debates do ciclo que agora são traduzidos em textos. Para o Diretor Regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, esta leitura “é crucial para construirmos um entendimento maior de questões cuja amplitude excede o fazer artístico: trata-se de avançar na compreensão sobre a complexidade do propósito humano, de refletir sobre suas múltiplas implicações”.

Sobre a organizadora – Ana Lúcia Pardo é gestora de cultura, jornalista, atriz, pesquisadora e produtora. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrou a Companhia de Teatro F. Privilegiados e a Cia Ensaio Aberto, trabalhou na Funarte, na Fundação Biblioteca Nacional, foi Ouvidora do Ministério da Cultura e atualmente é Coordenadora de Políticas Culturais do MinC na Representação Regional do Rio de Janeiro e Espírito Sanrto. Foi curadora e coordenadora do ciclo A Teatralidade do Humano 2006, 2007 e 2010.

Título: A teatralidade do humano
Organizadora: Ana Lúcia Pardo
Formato: 19 x 25 cm
Número de páginas: 481
Preço: R$ 90,00
ISBN: 978-85-7995-010-0 

As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP(capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Document Actions

_______________________________________________________________________________________________

Logo Edições SESC SPÁrea editorial do Serviço Social do Comércio de São Paulo, as Edições SESC SP têm em seu catálogo mais de 70 publicações que abrangem as áreas de cultura, artes, esportes, ciências sociais, educação, filosofia, terceira idade e história. Seus livros são fruto do desdobramento de ações e projetos desenvolvidos pelo SESC, como é o caso dos originados de espetáculos artísticos e seminários nacionais e internacionais. Muitos desses trabalhos articulam-se em diversas mídias, para atender aos anseios de um público interessado em informações plurais que podem vir de diferentes recursos multimídia, integrando texto, áudio e vídeo. Seu projeto gráfico, muitas vezes arrojado e experimental, constitui-se também em um campo para a criação.

_______________________________________________________________________________________________
Assessoria de Imprensa das Edições SESC SP: 

Pluricom Comunicação Integrada 
Katia Saisi | [email protected]
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

Edições SESC SP – Comunicação 
Bruna Daniel | [email protected]
(11) 2227-7462 | [email protected] | www.sescsp.org.br/loja