Personal tools
You are here: Home Clientes Editora do Brasil 2015 07 Criatividade em sala de aula depende da autovalorização do professor

Clientes

Criatividade em sala de aula depende da autovalorização do professor

Jul 08, 2015

Consultoria educacional EducaBrasil, desenvolvida pela Editora do Brasil, mostra como melhorar a autoestima para ampliar capacidade criativa do professor

Ao lado da responsabilidade de educar e orientar crianças e jovens para a vida e para o mundo, os professores lidam em seu cotidiano com um fantasma que bloqueia sua própria realização: a desmotivação, um dos principais empecilhos para o seu desenvolvimento. A baixa autoestima é a principal causa que impede esses profissionais de encontrar alternativas frente à complexa realidade escolar, em constante mutação. 

Logo EducaBrasilPara auxiliar os docentes a lidarem com esses dilemas, a Editora do Brasil desenvolveu o EducaBrasil, uma consultoria educacional concebida especificamente para os desafios da educação pública no país. Uma de suas frentes de ação é “Criatividade, Motivação e Práticas Pedagógicas”, coordenada pela pedagoga e supervisora nacional da equipe de consultores educacionais e gestora do projeto, Elaine Leick. Para conhecer mais sobre as outras áreas, acesse o site oficial.

De acordo com a especialista, nas escolas de todo o Brasil é comum encontrar professores que, em razão de diferentes obstáculos, como a indisciplina, se veem desestimulados. Um dos efeitos desse cenário é o não desenvolvimento de seu potencial criativo. “Estimulando a criatividade do docente, é possível fazer com que ele busque novas perspectivas. Para realizar essa ação, o ponto de partida é a autovalorização.” O programa pretende quebrar a crença de que somente algumas pessoas são criativas e, assim, permitir aos professores terem novas ideias e coragem para colocá-las em prática. 

Um dos caminhos para superar esse desafio é utilizar a arte para reduzir a questão da indisciplina em sala de aula, já que ela exerce um papel mobilizador de aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Além disso, o EducaBrasil mostra como inserir de forma eficaz no planejamento escolar as exigências legais, como História, Cultura Africana e Indígena, Inclusão e Políticas Antibullying.“O professor deve deixar de enxergar essas disciplinas como uma obrigatoriedade, mas sim como aliadas ao aprendizado. Ele precisa acolher os aspectos da cultura, da diversidade e do cotidiano do aluno. Ele precisa ter segurança e clareza sobre o ponto que deseja atingir e estar ciente de que os mesmos saberes podem ser trabalhados de formas diferentes”, aponta Elaine Leick. 

“No contexto da escola pública, muitas vezes o professor, sem perceber, exercita sua criatividade e capacidade de inovação ao superar os poucos recursos destinados a sua atividade. Com essa frente de ação, a consultoria educacional, por meio de encontros e orientações durante todo o processo, pretende auxiliar o professor, em uma via de mão dupla, a lidar com seu lado emocional e resgatar todo o seu potencial.” 

Sobre a especialista – Elaine Leick é formada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão de Marketing de Serviços e em Dinâmica dos Grupos. Possui especialização em Alfabetização e em Supervisão e Treinamento de Pessoas. Atua na área educacional há mais de 35 anos e no mercado editorial há 14 anos. É supervisora da equipe de consultores educacionais da Editora do Brasil, e coordena as atividades do EducaBrasil em nível nacional.

Mais informações sobre a consultoria educacional EducaBrasil estão disponíveis no site: 
www.educa-brasil.com

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Editora do Brasil:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom