Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2012 07 Editora Medianiz lança dois títulos na reunião da ANPUH-RS

Clientes

Editora Medianiz lança dois títulos na reunião da ANPUH-RS

Jul 24, 2012

A nova editora gaúcha, dirigida por historiadora, leva dois títulos à reunião regional da Associação Nacional de História/RS em Rio Grande

A gaúcha Editora Medianiz acaba de nascer e já marca presença no mais importante evento de história do país: a reunião da Associação Nacional de História - Sessão RS. Dois autores autografam, na próxima quinta-feira, 26 de julho, às 18h, seus mais recentes lançamentos.

Fotojornalismo e LegalidadeO fotógrafo e historiador Claudio Fachel autografa Fotojornalismo e legalidade 1961 – Última Hora Rio-Grandense, obra em que resgata a história do fotojornalismo e sua importância política e histórica, em agosto daquele ano, para resistir ao golpe militar e preservar a legalidade institucional. Ao resgatar essas imagens do passado político gaúcho, Fachel permite ao leitor revistar um momento único e importante da nossa história: a Campanha da Legalidade. Os fatos são apresentados por meio de capas, fotos, manchetes e páginas principais da Última Hora, que revelam a importância do fotojornalismo no registro da história brasileira. Seu estudo das séries fotográficas constata que é possível compor imagens históricas e examinar as conexões entre os diversos atores políticos envolvidos, incluindo os fotógrafos e os veículos de comunicação.

Brasil e ArgentinaA historiadora Caroline Silveira Bauer, membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, lança Brasil e Argentina: Ditaduras, Desaparecimentos e Políticas de Memória, em que faz um comparativo sobre o horror das práticas de desaparecimento durante os períodos de ditadura militar nos dois países. A obra constitui inestimável contribuição sobre uma temática ainda pendente na sociedade brasileira: o embate entre Políticas de Memória e Políticas de Esquecimento sobre o recente passado ditatorial, dentro de uma perspectiva histórica. A partir de uma análise rigorosa, a autora resgata os pontos de encontro e desencontro das experiências concretas vividas no Brasil e na Argentina.

Sobre a Editora - A Medianiz nasceu de uma experiência docente e de pesquisa na área da História. Dela originaram-se diversos trabalhos de pesquisa e de escrita histórica. Ao estudo sobre a Livraria do Globo (1999), seguiram-se outras publicações sobre edições de livros, instituições e empresas. O impulso para a criação da Medianiz vem do contato com a elaboração de livros e a necessidade de divulgar os estudos históricos produzidos no Brasil. Sua especialidade é a História e a área de Ciências Humanas. A Medianiz é dirigida pela historiadora Elizabeth Wendhausen Rochadel Torresini, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e professora convidada dos cursos de especialização em História da FAPA/RS.

Lançamentos da Editora Medianiz na ANPUH-RS
Data: 26 de julho, às 18h
Local: XI Encontro Estadual de História, promovido pela Associação Nacional de História - Sessão Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Site do evento: www.eeh2012.anpuh-rs.org.br

Mais informações sobre os livros da Editora Medianiz estão disponíveis no site www.medianiz.com.br | [email protected] 
Avenida Cristovão Colombo, 2149, conj. 411 - 90560 005 - Porto Alegre  (RS)

Document Actions

Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom