Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2012 07 Fotógrafo resgata história do fotojornalismo rio-grandense

Clientes

Fotógrafo resgata história do fotojornalismo rio-grandense

Jul 18, 2012

Claudio Fachel autografa 'Fotojornalismo e legalidade 1961 – Última Hora Rio-Grandense' no próximo dia 26 de julho, às 18h, durante o XI Encontro Estadual de História, que acontece de 23 a 27 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Em agosto de 1961, Porto Alegre foi palco dos principais acontecimentos políticos que sacudiram o Brasil após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Numa época em que a televisão ainda engatinhava, as lentes dos fotógrafos, juntamente com o som do rádio, foram os olhos e a voz da nação, mobilizada para resistir ao golpe militar e preservar a Legalidade constitucional. Passados mais de 50 anos, as imagens desse movimento cívico estão resgatadas em Fotojornalismo e legalidade 1961 – Última Hora Rio-Grandense, lançamento da Editora Medianiz, em que o fotógrafo e historiador Claudio Fachel busca compreender o papel que elas desempenharam.

Ao resgatar essas imagens do passado político gaúcho, Claudio Fachel permite ao leitor revistar um momento único e importante da nossa história: a Campanha da Legalidade. O autor abre sua análise destacando a evolução do fotojornalismo no mundo ocidental e no Brasil, e a utilização da fotografia nas revistas de variedades, na Alemanha, nos Estados Unidos e em vários outros países, até chegar à imprensa diária brasileira.

Para avaliar a participação dos fotógrafos na divulgação jornalística da Campanha da Legalidade, Claudio Fachel reconstitui o momento histórico das décadas de 1950 até a renúncia de Jânio, em 1961, enfocando a difícil circunstância criada em torno da posse do vice-presidente João Goulart. Delineado o cenário, o autor situa os fotógrafos rio-grandenses responsáveis pelo registro da Legalidade, especialmente os profissionais que atuavam no jornal Última Hora e na assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Os fatos são apresentados por meio de capas, fotos, manchetes e páginas principais da Última Hora, que revelam a importância do fotojornalismo no registro da história brasileira. Seu estudo das séries fotográficas constata que é possível compor imagens históricas e examinar as conexões entre os diversos atores políticos envolvidos, incluindo os fotógrafos e os veículos de comunicação.

Confira aqui algumas das imagens resgatadas no livro Fotojornalismo e legalidade 1961 – Última Hora Rio-Grandense.

Sobre o autor - Claudio Fachel é fotógrafo e atua nos principais veículos do Rio Grande do Sul e jornais e revistas brasileiras, latino-americanas e europeias. Repórter fotográfico do setor cultural e social e dedicou-se à cobertura de eventos como: 1ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre Em Cena, 1º Porto Alegre em Buenos Aires, Festival de Cinema de Gramado, entre outros. Ganhou o Prêmio Destaque, do Grupo Editorial Sinos em 2000 e atuou como editor fotográfico da revista Agrinova. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica (RS), atualmente leciona na Universidade de Santa Cruz e participa da equipe da Diretoria de Jornalismo da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) do Estado do Rio Grande do Sul.

Título: Fotojornalismo e legalidade 1961 – Última Hora Rio-Grandense
Autor: Claudio Fachel
Número de páginas: 128                    
Formato: 16 x 22 cm
Preço: R$ 36,00
ISBN: 978-85-64713-01-7

Lançamento de Fotojornalismo e legalidade
Data:
26 de julho, às 18h
Local: XI Encontro Estadual de História, promovido pela Associação Nacional de História - Sessão Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Site do evento: www.eeh2012.anpuh-rs.org.br

Mais informações sobre os livros da Editora Medianiz estão disponíveis no site www.medianiz.com.br | [email protected] 
Avenida Cristovão Colombo, 2149, conj. 411 - 90560 005 - Porto Alegre  (RS)

Document Actions

Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom