Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2012 08 Historiadora Caroline Silveira Bauer vence I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina

Clientes

Historiadora Caroline Silveira Bauer vence I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina

Aug 16, 2012

Promovido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e pela Asociación Latinoamericana de Sociologia (ALAS), o trabalho de Caroline Silveira Bauer sobre a ditadura no Brasil e na Argentina foi uma das quatro vencedoras do I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina.

Com a tese 'Um estudo comparativo das práticas de desaparecimento nas ditaduras civil-militares argentina e brasileira e a elaboração de políticas de memória em ambos os países', a historiadora Caroline Silveira Bauer, membro da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, venceu o  I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e a América Latina. Seu trabalho pode ser conferido no livro Brasil e Argentina: Ditaduras, Desaparecimentos e Políticas de Memória, que acaba de ser lançado pela Editora Medianiz.

A obra constitui inestimável contribuição sobre uma temática ainda pendente na sociedade brasileira: o embate entre Políticas de Memória e Políticas de Esquecimento sobre o recente passado ditatorial, dentro de uma perspectiva histórica. A partir de uma análise rigorosa, a autora resgata os pontos de encontro e desencontro das experiências concretas vividas no Brasil e na Argentina.O livro retoma uma das temáticas centrais da repressão: a questão dos desaparecidos políticos e a especificidade desse tipo de estratégia das ditaduras brasileira e argentina. Como bem se observa na narrativa, o desaparecimento de uma pessoa tem um “caráter de crime continuado, que se perpetua”, o que permite pensar na sua contemporaneidade, na persistência das famílias pelo conhecimento do paradeiro daquela pessoa e pela pressão da sociedade em conhecer a verdade sobre os motivos, a forma e os responsáveis pelo desaparecimento.

Sobre a autora - Caroline Silveira Bauer nasceu em Porto Alegre (RS), em 1983. Professora de História e historiadora, concluiu seu doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universitat de Barcelona. É autora de diversas obras nesta temática, na qual milita e trabalha há mais de 10 anos, integrando grupos de investigações nacionais e internacionais. Atualmente é consultora no Grupo de Trabalho Araguaia da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, da Secretaria de Direitos Humanos, da Presidência, em Brasília. 

Para mais informações sobre o concurso, acesse: www.flacso.org.br/concurso_tesis/

TítuloBrasil e Argentina: ditaduras, desaparecimentos e políticas de memória
Autora: Caroline Silveira Bauer
Número de páginas: 330
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-64713-04-8

Mais informações sobre os livros da Editora Medianiz estão disponíveis no site www.medianiz.com.br | [email protected] 

Document Actions

Assessoria de Imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom