Personal tools
You are here: Home Clientes Editora Medianiz Notícias 2015 Sanitarista gaúcho resgata experiência como médico de aldeia no interior do Amazonas

Clientes

Sanitarista gaúcho resgata experiência como médico de aldeia no interior do Amazonas

Oct 16, 2015

Mais que um relato pessoal apaixonado, ex-secretário de Saúde do RS traz importantes reflexões sobre as reais condições e desafios da saúde pública no país

Em Na fronteira da medicina: um médico no interior da Amazônia (1969-1970), lançamento da Editora Medianiz, o médico sanitarista Germano Mostardeiro Bonow conta como foi o início da sua vida profissional na pequena cidade de Benjamin Constant, na Amazônia brasileira, fronteira com o Peru e a Colômbia. 

Atraído pelo trabalho com saúde pública, ele foi contratado pela Fundação SESP e enviado para a pequena cidade amazonense, incrustada entre o rio Solimões e a vasta floresta Amazônica, na qual ele pôde realizar seu sonho de ser médico de aldeia, trabalhar em um local isolado e ajudar as pessoas a cuidarem de sua própria saúde.

Não seriam poucos os desafios que teria de enfrentar, pois essa pequena cidade só era acessível por barco e as comunicações com o resto do mundo se davam apenas por cartas, as quais eram entregues uma vez por semana. Germano oferece ao leitor uma descrição minuciosa das condições de saúde na região, no fim da década de 1960, de como lidou com elas e do que aprendeu sobre medicina nesse período, sem deixar de brindar o leitor com as impressões de um gaúcho, criado em Porto Alegre, sobre o que era a vida em plena Amazônia, naquela época.

O autor comenta que “a imensa Amazônia, naquele ponto, concentrava uma pequena população de três países que, embora pequena, enfrentava uma enorme dificuldade para formar uma comunidade internacional e integrar suas ações. Mas se isso era difícil, devido às peculiaridades da região, existia um sentimento mudo de solidariedade nos moradores locais”. É por meio de um relato apaixonado que o leitor poderá tomar contato com aquela realidade, entremeado a inúmeras fotos, que contam a história de uma vida na fronteira, geográfica e da medicina. “Ora estava perto da morte, ora estava ajudando a trazer gente ao mundo.”

Sobre o autor - Germano Mostardeiro Bonow nasceu em Porto Alegre, em 1942. Médico diplomado pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (1968), hoje Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista e mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1979). Chefe da Unidade Mista da FSESP do Ministério da Saúde de Benjamin Constant (AM), secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, deputado estadual (RS) em diversas legislaturas e deputado federal (RS), quando integrou o Parlamento do Mercosul. Atualmente é membro do Conselho da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e do Museu de História da Medicina do RS. 

Título: Na fronteira da medicina: um médico no interior da Amazônia (1969-1970)
Autor: Germano Mostardeiro Bonow
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-64713-11 

Mais informações sobre as publicações da Editora Medianiz estão disponíveis no site www.medianiz.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Editora Medianiz
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom