Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 02

02

by Katia Saisi last modified Feb 03, 2012 02:57 PM
Editora da UFSCar investe no relacionamento com a imprensa

Editora da UFSCar investe no relacionamento com a imprensa

by Katia Saisi — Feb 06, 2012 06:13 PM

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) começa o ano de 2012 com uma aposta estratégica: ampliar o relacionamento com a imprensa, dando mais transparência e melhorando o atendimento a jornalistas. A partir deste mês, a Pluricom Comunicação Integrada responde pela assessoria de imprensa e edição de um informativo bimestral.

Read More…

Jornalista registra história real de superação de uma pintora deficiente

Jornalista registra história real de superação de uma pintora deficiente

by Katia Saisi — Feb 07, 2012 03:17 PM

Após tomar a vacina Sabin, contra poliomielite, Daniela, com apenas oito meses de idade, começa a ter uma reação diferente de outros bebês. Uma febre alta toma conta de seu corpo, suas pernas incham, aparecem manchas roxas e ela começa a perder os movimentos. A paralisia infantil a deixa tetraplégica. Mas, ao invés de apenas tristeza, sua vida é um exemplo de superação e vitórias diárias. A história real da pintora Daniela Caburro é registrada de modo singelo em 'Menina de Arte', livro de estreia da jornalista Hebe Rios do Carmo, lançado pela EdUFSCar.

Read More…

Histórias da Guerra Civil Espanhola narradas por quem esteve lá

Histórias da Guerra Civil Espanhola narradas por quem esteve lá

by Katia Saisi — Feb 06, 2012 05:45 PM

Quando foi instaurada a Segunda República Espanhola, surge na Europa um dos sistemas mais democráticos até então já vistos. Mas a separação entre igreja e o estado, a reforma agrária e tanta liberdade para o povo provocaram a ira não só dos setores mais conservadores da Espanha, como também de outros países como França e Inglaterra. A direita tenta dar um golpe de Estado e a população reage. Em 1936, explode a Guerra Civil Espanhola, narrada na obra 'Pedaços da guerra espanhola: seis histórias da vida de tobarrenhas', lançada pela EdUFSCar, em que o historiador Dante Marcello Claramonte Gallian resgata o depoimento de seis pessoas da cidade de Tobarra que viveram intensamente aquele período.

Read More…

Sanitaristas discutem experiências sobre a educação popular e saúde pública

Sanitaristas discutem experiências sobre a educação popular e saúde pública

by Katia Saisi — Feb 06, 2012 06:10 PM

A atenção básica à saúde no Brasil tem sua base na educação popular e seu surgimento na década de 70 representou um grande avanço para criação de um sistema público de atendimento. Para resgatar sua história e as experiências vividas, os sanitaristas Maria Amélia Medeiros Mano e Ernande Valentin do Prado reuniram depoimentos e narrativas de profissionais envolvidos na Rede de Educação Popular e Saúde, que agora podem ser conferidos em 'Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade e a utopia', lançado pela EdUFSCar.

Read More…

Engenheiros apresentam de forma clara os princípios dos processos químicos com base nos balanços de massa e energia

Engenheiros apresentam de forma clara os princípios dos processos químicos com base nos balanços de massa e energia

by Katia Saisi — Feb 06, 2012 06:14 PM

A experiência acumulada tanto no campo da pesquisa como na docência universitária levou os engenheiros químicos Alberto Colli Badino Junior e Antonio José Gonçalves Cruz a prepararem uma obra dirigida a engenheiros, químicos e tecnólogos que funcionasse como uma ferramenta prática tanto para profissionais já atuantes no mercado, como estudantes, em que fossem detalhadas as bases para análise dos processos químicos. O resultado pode agora ser conferido em 'Fundamentos de balanços de massa e energia: um texto básico para análise de processos químicos', lançamento da EdUFSCar.

Read More…

Pesquisadores discutem as relações e implicações entre a ciência, a tecnologia  e a sociedade sob diferentes perspectivas e enfoques

Pesquisadores discutem as relações e implicações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade sob diferentes perspectivas e enfoques

by Katia Saisi — Feb 10, 2012 04:32 PM

Por seu caráter multidisciplinar, o campo de estudos sobre as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, conhecido pela sigla CTS, encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento de interfaces com diversas áreas de conhecimento. É o que se pode constatar em 'Ciência, tecnologia e sociedade – desafios da construção do conhecimento', organizado pela pesquisadora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp. Explorando a pluralidade de vertentes possíveis, a partir das perspectivas ética, política, econômica, histórica e cultural, convida o leitor a refletir sobre as diversas dimensões que envolvem a produção científica e tecnológica e seus impactos na sociedade.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom