Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 02 Pesquisadores discutem as relações e implicações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade sob diferentes perspectivas e enfoques

Clientes

Pesquisadores discutem as relações e implicações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade sob diferentes perspectivas e enfoques

Feb 28, 2012

Por seu caráter multidisciplinar, o campo de estudos sobre as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, conhecido pela sigla CTS, encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento de interfaces com diversas áreas de conhecimento. É o que se pode constatar em 'Ciência, tecnologia e sociedade – desafios da construção do conhecimento', organizado pela pesquisadora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, lançamento da EdUFSCar, com apoio da Fapesp. Explorando a pluralidade de vertentes possíveis, a partir das perspectivas ética, política, econômica, histórica e cultural, convida o leitor a refletir sobre as diversas dimensões que envolvem a produção científica e tecnológica e seus impactos na sociedade.

A obra reúne 18 artigos, produzidos por pesquisadores e alunos do curso de mestrado em CTS da Universidade Federal de São Carlos, organizados em quatro partes. A primeira aborda questões relacionadas à educação e informação tecnológica, incluindo desde um panorama no Brasil e em outros países, até estudos sobre os conteúdos curriculares e metodologias de ensino-aprendizagem, o contexto da comunicação e democracia digital, o monitoramento de informações tecnológicas, a tecnologia social e seus possíveis indicadores, e um comparativo entre as estratégias dos governos FHC e Lula para o desenvolvimento do ensino superior no Brasil.

Na segunda, estão agrupados artigos sobre gestão e empreendedorismo, em que são apresentadas questões inerentes ao conhecimento, inovação, sustentabilidade em organizações de qualquer natureza ou porte. Há ainda estudos de caso sobre a gestão público-privada em hospitais e uma análise específica no campo da aeronáutica. A terceira parte dedica-se à tecnologia, ambiente e sociedade, abrangendo temas como política ambiental, consumo sustentável, agronegócios, transgênicos, propriedade intelectual, economia solidária e empreendimentos coletivos autogestionários. A parte final discute as relações entre ciência, sociedade e linguagem, com análises sobre os discursos das ciências, do jornalismo e da internet.

Deixando clara a necessidade da inclusão dos estudos sobre CTS na educação nacional, a obra apresenta análises e propostas para aos desafios que ainda envolvem a ciência, a tecnologia e a sociedade.

Sobre a organizadora  Wanda Aparecida Machado Hoffmann é professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos. Possuí graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado e doutorado em Ciência dos Materiais e Ciência da Informação pela UFSCar, e pós-doutorado em Prospecção de Informação Tecnológica na mesma universidade.

TítuloCiência, tecnologia e sociedade: desafios da construção do conhecimento
Organizadora: Wanda Aparecida Machado Hoffmann
Número de páginas: 313
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN978-85-7600-232-1

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom