Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 02 Sanitaristas discutem experiências sobre a educação popular e saúde pública

Clientes

Sanitaristas discutem experiências sobre a educação popular e saúde pública

Feb 14, 2012

A atenção básica à saúde no Brasil tem sua base na educação popular e seu surgimento na década de 70 representou um grande avanço para criação de um sistema público de atendimento. Para resgatar sua história e as experiências vividas, os sanitaristas Maria Amélia Medeiros Mano e Ernande Valentin do Prado reuniram depoimentos e narrativas de profissionais envolvidos na Rede de Educação Popular e Saúde, que agora podem ser conferidos em 'Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade e a utopia', lançado pela EdUFSCar.

O atual sistema público de saúde nacional foi moldado durante a ditadura militar, quando o modelo de assistência médica era particular e baseada em médicos especialistas. As dificuldades econômicas e o descontentamento de profissionais fizeram com que muitos migrassem para o interior, onde as práticas assistenciais junto às igrejas eram comuns e geralmente orientadas pela educação popular. Foram assim concebidas ideias pioneiras que atraíram os olharem estrangeiros, valorizando o sistema de saúde pública nacional.

A época foi fundamental para o desenvolvimento do SUS (Sistema Único de Saúde), dos agentes comunitários de saúde, dos grupos participativos para discussão e tratamento coletivo de problemas específicos de saúde e dos conselhos locais de saúde. As inúmeras experiências voltadas à formação profissional de quem atua em saúde pública são compartilhadas nesta obra, que reúne 23 artigos de médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e sociólogos das mais variadas regiões do país e até mesmo da Argentina.

A leitura de Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade e a utopia mostra-se portanto, enriquecedora, tanto para se compreender a forma como surgiu e se desenvolveu, como para refletir sobre os possíveis caminhos para promoção de um sistema de saúde integral, que dialogue com a população e com os profissionais que lutam cotidianamente para superar suas limitações.

Sobre os organizadores - Maria Amélia Medeiros Mano é sanitarista, mestre em Educação, médica de família e comunidade do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, Unidade Santíssima Trindade, membro da Rede de Educação Popular em Saúde. Ernande Valentin do Prado é enfermeiro formado pela PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Santista, formado pela Escola Estadual de Saúde Pública Dr. Jorge Davi Nasser – MS/ENSP/Fiocruz, é professor do curso de Enfermagem da Faculdade AGES, Paripiranga-Bahia, e membro da Rede de Educação Popular e Saúde desde 2005.

Título: Vivências de Educação Popular na Atenção Primária à Saúde: a realidade e a utopia
Organizadores: Maria Amélia Medeiros Mano e Ernande Valentin do Prado
Número de páginas: 254
Formato: 20 x 12 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-7600-226-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom