Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 03 Coleção de micrografias revela a beleza oculta no processo de cristalização de vidros

Clientes

Coleção de micrografias revela a beleza oculta no processo de cristalização de vidros

Mar 27, 2012

Em comemoração aos 35 anos do Laboratório de Materiais Vítreos, da Universidade Federal de São Carlos, o engenheiro de materiais e pesquisador Edgar Dutra Zanotto resolveu reunir os trabalhos de pesquisa científica de maior peso sobre o fenômeno da cristalização em vidros. O resultado pode agora ser conferido 'Cristais em Vidros – Ciência e Arte', lançamento EdUFSCar, que reúne tanto as descobertas realizadas ao longo das últimas três décadas e meia e como uma ampla coleção de imagens que revelam as belezas e os segredos ocultos nos cristais microscópicos. Um feliz encontro entre ciência e arte, que interessa tanto à comunidade científica quanto ao público leigo.

Dividido em duas partes, o livro conta, primeiramente, com um breve resumo sobre as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos vidros e vitrocerâmicos e ao estudo de suas propriedades físico-químicas. Em seguida, apresenta uma surpreendente coleção de micrografias (fotografias obtidas a partir de microscópio óptico ou eletrônico) que registram o encanto dos cristais.

Dispostas ao longo da publicação, essas micrografias são subdivididas em cinco categorias, a partir dos procedimentos utilizados em cada cristalização: nucleação interna, nucleação superficial, sinterização viscosa com cristalização simultânea, cristalização eutética e trincas e bolhas em vitrocerâmicos. Sempre acompanhadas de uma explicação sobre cada fenômeno, as fotos aparecem numa versão diminuta e outra ampliada, possibilitando uma visualização detalhada de cada evento. Tão admiráveis são as imagens que, em um dos casos, uma das cristalizações chega assemelhar-se à obra “Campo de trigo e um pássaro” de Van Gogh (1887). Abaixo, reprodução do quadro original do pintor e micrografia de cristais de metassilicato de lítio que nuclearam na superfície.

Reprodução de Van Gogh

 

Cristalização de metassilicato de lítio

Segundo o próprio autor, a publicação visa contribuir tanto para registro e devido crédito aos vários pesquisadores que tiveram importantes descobertas nesse meio, como também motivar jovens e novatos na busca interminável dos meandros da cristalização em vidros.

Confira aqui algumas micrografias do livro.

Sobre o autor – Nascido em Botucatu, Edgar Dutra Zanotto graduou-se em Engenharia de Materiais em 1976, na Universidade Federal de São Carlos. Fez mestrado em Física, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e doutorado em Tecnologia de Vidros, na Universidade de Sheffield, Reino Unido. É professor titular de Ciência e Engenharia de Materiais e supervisor do Laboratório de Materiais Vítreos do Departamento e Engenharia de Materiais, da Universidade Federal de São Carlos.

Título: Cristais em Vidros – Ciência e Arte  
Autor: Edgar Dutra Zanotto
Número de páginas: 124                 
Formato: 21 x 21 cm
Preço: R$ 90,00
ISBN: 978-85-7600-253-6

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom