Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 03

03

by Katia Saisi last modified Feb 07, 2012 02:22 PM
Linguista apresenta renovada visão sobre as categorias conceituais  da análise de discurso de linha francesa

Linguista apresenta renovada visão sobre as categorias conceituais da análise de discurso de linha francesa

by Katia Saisi — Feb 10, 2012 04:09 PM

No final dos anos 60, o filósofo francês Michel Pêcheux inovou na linguística, ao propor o discurso como um lugar teórico em que se encontram intrincadas, literalmente, questões sobre a língua, a história e o sujeito. Tomando como ponto de partida esses pressupostos, que deram origem à linha conhecida como Análise de Discurso, o linguista brasileiro Roberto Leiser Baronas faz uma nova leitura de seus conceitos teóricos, a partir da análise de diferentes materialidades discursivas, como textos da imprensa, blogs políticos, sermões do Padre Antônio Vieira, charges, entre outros. O resultado pode ser conferido em 'Ensaios em análise de discurso - questões analítico-teóricas', lançamento da EdUFSCar.

Read More…

Filósofo italiano aponta mudança de paradigma do capitalismo  a partir de estudo sobre trabalhadores da indústria do espetáculo

Filósofo italiano aponta mudança de paradigma do capitalismo a partir de estudo sobre trabalhadores da indústria do espetáculo

by Katia Saisi — Mar 07, 2012 08:50 AM

Um dos pensadores políticos europeus mais independentes e originais da atualidade, proveniente do operaísmo italiano dos anos 1970, o filósofo Maurizio Lazzarato é um arguto analista do capitalismo contemporâneo. Em 'O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal', lançamento da EdUFSCar, ele se propõe a realizar uma análise socioeconômica dos conflitos ocorridos na França, entre 2003 e 2007, com os “intermitentes”, trabalhadores dos setores cênico, audiovisual e artístico da indústria do espetáculo, para entender o potencial de subversão e crítica radical do paradigma neoliberal do capitalismo moderno.

Read More…

Animais de estimação ajudam no tratamento de crianças com deficiência intelectual

Animais de estimação ajudam no tratamento de crianças com deficiência intelectual

by Katia Saisi — Mar 07, 2012 08:57 AM

O uso de animais como coadjuvantes terapêuticos não é recente. Mas, apesar de se saber que o amor e a amizade entre animais e seres humanos promovem a saúde e trazem benefícios para a qualidade de vida das pessoas, ainda há uma lacuna na divulgação de pesquisas teóricas e práticas científicas na área. Essa carência é agora minimizada com a publicação pela EdUFSCar de 'Terapia Assistida por Animais', das psicólogas Patrícia Sidorenko de Oliveira Capote e Maria da Piedade Resende da Costa, especialistas em educação especial.

Read More…

Psicólogos resgatam conceito freudiano de metapsicologia

Psicólogos resgatam conceito freudiano de metapsicologia

by Katia Saisi — Mar 20, 2012 07:16 AM

Em torno de 1896, antes mesmo de cunhar o termo “psicanálise”, Freud criou uma nova palavra para designar o aspecto mais fundamental da teoria psicológica que ele então desenvolvia: a “metapsicologia”, uma analogia à metafísica, ou seja, “além da psicologia”. Tratava-se de uma teoria que procurava ir além do consciente, em busca de seus determinantes e de suas condições, daquilo que viria a ser designado por “inconsciente”. Apesar da importância que Freud atribuiu ao termo, a metapsicologia não teve, junto às várias correntes pós-freudianas, a importância devida. Essa lacuna empírica e conceitual ganha agora novos contornos com os psicólogos e pesquisadores Fátima Caropreso e Richard Theisen Simanke em 'Entre o corpo e a consciência: Ensaios de interpretação da metapsicologia freudiana', lançamento da EdUFSCar.

Read More…

Coleção de micrografias revela a beleza oculta no processo de cristalização de vidros

Coleção de micrografias revela a beleza oculta no processo de cristalização de vidros

by Katia Saisi — Mar 28, 2012 11:25 AM

Em comemoração aos 35 anos do Laboratório de Materiais Vítreos, da Universidade Federal de São Carlos, o engenheiro de materiais e pesquisador Edgar Dutra Zanotto resolveu reunir os trabalhos de pesquisa científica de maior peso sobre o fenômeno da cristalização em vidros. O resultado pode agora ser conferido 'Cristais em Vidros – Ciência e Arte', lançamento EdUFSCar, que reúne tanto as descobertas realizadas ao longo das últimas três décadas e meia e como uma ampla coleção de imagens que revelam as belezas e os segredos ocultos nos cristais microscópicos. Um feliz encontro entre ciência e arte, que interessa tanto à comunidade científica quanto ao público leigo.

Read More…

Micrografias do livro Cristais em Vidros

É permitida a reprodução destas imagens e conteúdo desde que citada a fonte: 'Cristais em Vidros – Ciência e Arte', de Edgar Dutra Zanotto. São Carlos: EdUFSCar, 2011

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom