Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 03 Linguista apresenta renovada visão sobre as categorias conceituais da análise de discurso de linha francesa

Clientes

Linguista apresenta renovada visão sobre as categorias conceituais da análise de discurso de linha francesa

Mar 01, 2012

No final dos anos 60, o filósofo francês Michel Pêcheux inovou na linguística, ao propor o discurso como um lugar teórico em que se encontram intrincadas, literalmente, questões sobre a língua, a história e o sujeito. Tomando como ponto de partida esses pressupostos, que deram origem à linha conhecida como Análise de Discurso, o linguista brasileiro Roberto Leiser Baronas faz uma nova leitura de seus conceitos teóricos, a partir da análise de diferentes materialidades discursivas, como textos da imprensa, blogs políticos, sermões do Padre Antônio Vieira, charges, entre outros. O resultado pode ser conferido em 'Ensaios em análise de discurso - questões analítico-teóricas', lançamento da EdUFSCar.

Refletindo sobre conceitos como autoria, leitura, formação discursiva, memória discursiva, interdiscurso, ethos e hiperenunciador, Roberto Leiser Baronas busca repensar as categorias conceituais centrais da Análise de Discurso. Com uma abordagem pessoal, os nove capítulos se dividem em dois grupos. O primeiro resgata a escrita da história da Análise de Discurso. O segundo apresenta uma nova visão para se retrabalhar os conceitos de determinadas categorias da Análise de Discurso de orientação francesa. 

Seu objetivo não é recriar o arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso, mas retrabalhá-lo com base em problemas que surgem justamente na sua aplicação em análises de diferentes materialidades linguístico-históricas, sejam elas verbais, visuais ou verbo-visuais. O autor defende a tese de que a linguagem possui uma relação com a exterioridade, ou seja, o que será produzido sempre tem ligação com o que já foi publicado, não anulando assim os conceitos já antes teorizados.

Vale ressaltar que as temáticas trabalhadas pelo autor também não são um compartilhamento ideológico com eventuais Novas Análises do Discurso ou linhas de estudo semelhantes, mas sim um repensar dos processos e aplicações da linha pêchetiana. A obra é, portanto, de interesse tanto para iniciantes como iniciados no domínio dos estudos dos discursos que buscam conhecer um pouco mais profundamente o arcabouço teórico-metodológico e a escrita da Análise do Discurso.

Sobre o autor – Além de organizador e autor de diversos livros e artigos no domínio da Análise de Discurso de orientação francesa, Roberto Leiser Baronas é professor adjunto no Departamento de Letras e orientador de teses e dissertações no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade Federal de São Carlos. 

Título: Ensaios em análise de discurso: questões analítico-teóricas       
Autor: Roberto Leiser Baronas
Número de páginas: 158
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-7600-241-3

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom