Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 03 Psicólogos resgatam conceito freudiano de metapsicologia

Clientes

Psicólogos resgatam conceito freudiano de metapsicologia

Mar 20, 2012

Em torno de 1896, antes mesmo de cunhar o termo “psicanálise”, Freud criou uma nova palavra para designar o aspecto mais fundamental da teoria psicológica que ele então desenvolvia: a “metapsicologia”, uma analogia à metafísica, ou seja, “além da psicologia”. Tratava-se de uma teoria que procurava ir além do consciente, em busca de seus determinantes e de suas condições, daquilo que viria a ser designado por “inconsciente”. Apesar da importância que Freud atribuiu ao termo, a metapsicologia não teve, junto às várias correntes pós-freudianas, a importância devida. Essa lacuna empírica e conceitual ganha agora novos contornos com os psicólogos e pesquisadores Fátima Caropreso e Richard Theisen Simanke em 'Entre o corpo e a consciência: Ensaios de interpretação da metapsicologia freudiana', lançamento da EdUFSCar.

Os ensaios reunidos neste livro abordam aspectos particulares e questões específicas da metapsicologia freudiana. Esses aspectos dizem respeito, sobretudo, aos principais problemas com os quais ela se defronta: a natureza do mental; sua relação com os processos cerebrais; a justificativa da hipótese do inconsciente; as questões envolvidas na elaboração de uma teoria da consciência e de suas relações com a mente inconsciente; o problema mais amplo das relações entre a mente (consciente e inconsciente) e o corpo (e não apenas o cérebro), onde entra em cena a dimensão pulsional do psiquismo.

Organizados em seis capítulos, todos eles escritos a quatro mãos, os trabalhos apresentados tiveram suas primeiras versões publicadas em periódicos acadêmicos. Sua reunião sob a forma de livro visa torná-los acessíveis a um público mais amplo, uma vez que a psicanálise constitui-se numa área de interesse que extrapola a academia e que é referência teórica para várias áreas profissionais e educacionais, como psicologia clínica, psiquiatria, medicina social, psicopedagogia, orientação vocacional, entre outras. A obra configura-se, portanto, como um espaço para interlocução e diálogo interdisciplinar com todos os que se interessam pela obra de Freud.

Sobre os autores – Fátima Camargo é bacharel em Psicologia e psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências e doutora em Filosofia, também pela UFSCar. Fez estágio de pós-doutoramento em Filosofia na Unicamp. Atualmente é professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Richard Theisen Simanke possui formação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, onde atua como orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.

Título: Entre o corpo e a consciência: Ensaios de interpretação da metapsicologia freudiana
Autores: Fátima Caropreso e Richard Theisen Simanke
Número de páginas: 205
Formato: 15 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-255-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom