Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 04 Coletânea reúne estudos sobre a educação no sistema prisional brasileiro

Clientes

Coletânea reúne estudos sobre a educação no sistema prisional brasileiro

Apr 11, 2012

Invenção da modernidade, as prisões como espaços nomeadamente disciplinares têm se mostrado inadequadas. Para discutir e analisar o contexto educacional dentro nas prisões, os pesquisadores Arlindo da Silva Lourenço e Elenice Maria Cammarosano Onofre reuniram, em 'O espaço da prisão e suas práticas educativas: Enfoques e perspectivas contemporâneas', lançamento da EdUFScar, textos de educadores, pesquisadores e militantes da educação no contexto prisional.

São diferentes ângulos e matizes teóricos que avaliam, problematizam e, especialmente, apresentam possibilidades de formação e educação de jovens e adultos em espaços de privação de liberdade. Apesar da diversidade, os 12 textos reunidos têm em comum o compromisso político de enfrentamento contra o processo de opressão de homens e mulheres aprisionados. Nesse sentido, os autores apontam os efeitos perversos do aprisionamento e o embate entre o discurso jurídico e técnico – penal, cultura prisional e cultura escolar –, além de analisarem as práticas educativas que ocorrem no interior da prisão, especialmente as voltadas à educação e ao trabalho. Também oferecem pistas para o processo de reinserção social através da educação escolar e enfatizam a necessidade de políticas públicas de educação aos prisioneiros, tanto locais como nacionais, para garantir a possibilidade de exercício de sua cidadania perdida.

Para o educador José Geraldo Silveira Bueno, professor da PUC-SP e prefaciador da obra, “os trabalhos aqui apresentados, sem exceção, primam pelo alto grau de criticidade em relação à situação prisional atual, mas que, ao lado dela, procuram encontrar espaços de resistência para práticas educativas humanizadoras”.

Sobre os organizadores – Arlindo da Silva Lourenço é psicólogo na Penitenciária José Parada Neto, de Guarulhos. Mestre em Educação: História Política, Sociedade: Educação e Ciências Sociais, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutor em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo, é docente credenciado do Departamento Penitenciário Nacional e da Escola da Administração Penitenciária de São Paulo.

Elenice Maria Cammarosano Onofre é mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara. Atualmente é docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Título: O espaço da prisão e suas práticas educativas: Enfoques e perspectivas contemporâneas
Organizadores: Arlindo da Silva Lourenço e Elenice Maria Cammarosano Onofre
Número de páginas: 285
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-228-4

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom