Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 05 Novos estudos demonstram a múltipla presença japonesa no Brasil

Clientes

Novos estudos demonstram a múltipla presença japonesa no Brasil

May 23, 2012

O Brasil possui a maior população nipônica fora do território japonês no mundo. Quem são esses japoneses e nipodescententes que vivem aqui? Indo além do tratamento bibliográfico tradicional sobre imigração, que trata de identidades e etnicidade, os artigos reunidos em 'Japonesidades multiplicadas: novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil', lançamento da EdUFSCar, trabalha com a perspectiva de perceber uma constelação de japonesidades em movimento e em transformação.

Organizada pelo antropólogo Igor José de Renó Machado, a obra compila sete artigos que buscam dar conta da diversidade da presença japonesa no Brasil, unindo abordagens inovadoras e críticas sobre os estudos étnicos da América Latina.

O conjunto de artigos reunidos no livro mostra que existem diferenças entre tornar-se japonês pela prática do kendo ou pela participação na Associação Japonesa; ser japonês à brasileira, como os otakuscosplays, ou brasileiro à japonesa, como se tornou o sobá em Campo Grande. Evidencia ainda as dissonâncias, como o ser gay na família japonesa e mostra que há múltiplos nikkeis, como na comemoração do centenário da imigração.

Os artigos abordam temas tradicionais, como associativismo, culinária, arte marcial, e outros atuais, como a homossexualidade, o J-pop e a mídia, para desvendar as formas de “ser nipo-brasileiro” como também a de “estar nipo-brasileiro”.

Desafiando os estudos tradicionais, esses novos estudos étnicos confrontam questões de pesquisa que enfatizam a identidade nacional, sem negar a possibilidade de uma identidade diaspórica. Buscam não idealizar os nipodescendentes como membros de grupos fechados, mas consideram que a etnicidade é um fenômeno em transformação, dentro de um mosaico identitário mais amplo. Como resultado, os capítulos de Japonesidades multiplicadas ajudam a articular novas abordagens que podem ser aplicadas amplamente aos estudos de etnicidade. 

Sobre o organizador - Igor José de Renó Machado é mineiro de Poços de Caldas, mas criado em Itajubá. Possui graduação em Ciências Sociais (1994), mestrado em Antropologia Social (1997) e doutorado em Ciências Sociais (2003), obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do Centro de Estudos de Migração Internacional. Leciona e orienta no PPGAS/UFSCar, é bolsista de produtividade CNPq. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração brasileira, estereótipos, identidade e imigração brasileira em Portugal.

Título: Japonesidades multiplicadas: novos estudos sobre a presença japonesa no Brasil
Organizador: Igor José de Renó Machado
Número de páginas: 190
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-247-5

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom