Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 05 Químicos lançam versão atualizada de livro sobre cálculos com base no método de análise dimensional

Clientes

Químicos lançam versão atualizada de livro sobre cálculos com base no método de análise dimensional

May 08, 2012

Destinado a estudantes a partir do Ensino Médio e profissionais, 'Cálculos Básicos da Química' trata da maioria dos cálculos químicos mais simples que são utilizados no dia a dia. O diferencial da obra é que os químicos Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva abordam a questão do cálculo de maneira inovadora, tomando como base o método de análise dimensional, ainda pouco utilizado no país. O livro ganha agora segunda edição atualizada, publicada pela EdUFSCar.

A opção pelo método da análise dimensional é que ele requer, necessariamente, que as diferentes grandezas sejam corretamente expressas. Assim, as regras de operações com grandezas (Álgebra de Grandezas) são estritamente seguidas e as relações são feitas por meio do raciocínio de proporcionalidade. “A correta operação com grandezas daí decorrente facilita o raciocínio e permite compreender melhor as etapas envolvidas em cada tipo de cálculo”, explicam os autores.

Essa opção fez com que o livro contenha alguns termos que, no início da década de 1990, não eram comumente utilizados no ensino da Química, como, por exemplo, “mol”, que atualmente se refere à unidade de medida da grandeza “quantidade de matéria”, sendo a expressão “número de moles” preterida em favor da quantidade de matéria.

A obra logra reunir os aspectos conceituais mais relevantes para a compreensão do tipo de cálculo tratado, tomando-se sempre o cuidado de explicitar o estado físico de cada substância envolvida na reação.

Dividido em 14 capítulos, aborda os seguintes tópicos: operações com grandezas e unidades de medida; algumas grandezas e suas relações; composição e fórmulas de substâncias, relações de grandes para materiais; preparo de soluções ou misturas; relações entre grandezas para gases; equações químicas; cálculos estequiométricos; cálculos eletroquímicos; cálculos de constantes de equilíbrio; aplicações de constante de equilíbrio; cálculo do pH de soluções; termoquímica e propriedades coligativas. Ao final de cada capítulo, há exercícios para reforçar o aprendizado.

Sobre os autores - Romeu C. Rocha-Filho é licenciado em Química pela UFSCar onde hoje é docente do departamento de Química. Cursou mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo em São Carlos, na área de Físico-Química. Sua área de pesquisa é a Eletroquímica, na qual é autor de vários artigos científicos.

Roberto Ribeiro da Silva se formou em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Foi docente da UFSCar e atualmente é professor no Instituto de Química da Universidade de Brasília. Sua atuação profissional concentra-se na área de Ensino de Química, tendo publicado diversos livros didáticos e artigos.

Os dois autores são membros do conselho editorial da revista Química Nova na Escola.

Título: Cálculos Básicos da Química  
Autores: Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva
Número de páginas: 278                
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-7600-227-7

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom