Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 02 Jornalista registra história real de superação de uma pintora deficiente

Clientes

Jornalista registra história real de superação de uma pintora deficiente

Feb 16, 2012

Após tomar a vacina Sabin, contra poliomielite, Daniela, com apenas oito meses de idade, começa a ter uma reação diferente de outros bebês. Uma febre alta toma conta de seu corpo, suas pernas incham, aparecem manchas roxas e ela começa a perder os movimentos. A paralisia infantil a deixa tetraplégica. Mas, ao invés de apenas tristeza, sua vida é um exemplo de superação e vitórias diárias. A história real da pintora Daniela Caburro é registrada de modo singelo em 'Menina de Arte', livro de estreia da jornalista Hebe Rios do Carmo, lançado pela EdUFSCar.

Navegante de primeira viagem no universo dos livros, Hebe se policiou e preferiu intervir pouco e ouvir muito para não perder os detalhes fundamentais nas entrevistas com a própria Daniela, sua mãe e pessoas que as rodeiam, como amigos e vizinhos. Procurando sempre relatar de forma fiel e densa a intensa vida desta artista de 37 anos, a jornalista opta por uma narrativa direta e linguagem acessível.

Aqui, o leitor se depara com uma história de vida de uma portadora de deficiência física repleta de corridas a médicos, primeiro para salvar sua vida e depois para melhorá-la cada vez mais, de crianças que a rodearam sem nunca ligar para suas limitações, e de pessoas que a ajudaram a encontrar sua emancipação financeira por meio da arte.

Do começo de sua carreia como artesã aos dias de hoje como pintora reconhecida e membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, Menina de Arte registra as muitas vitórias de Daniela, incluindo imagens de seus quadros, como o que ilustra a capa do livro. “É uma leitura que emociona e pode servir de estímulo a muitas pessoas que passam por dificuldades, sejam físicas, sejam psicológicas”, convida Nivaldo Nale, na apresentação da obra.

Sobre a autora - Hebe Rios do Carmo é mineira de Itajubá. Nasceu em 1967, é casada, tem três filhos e vive em São Carlos (SP). Formou-se em História e Comunicação Social. Trabalhou como locutora de rádios no sul de Minas e em Belo Horizonte e na capital mineira iniciou a vida profissional em televisão. Descobriu o jornalismo como apresentadora, produtora, repórter e editora em Varginha, Ribeirão Preto e Campinas. Amante do texto, encontrou nas crônicas dos telejornais um canal completo de expressão – texto, voz, imagem. Além dos textos para TV, também escreveu poemas. Considera seu primeiro livro, Menina de Arte, um presente da artista plástica Daniela Caburro, com quem desenvolveu uma sólida amizade nos últimos quatro anos. 

Título: Menina de Arte
Autora: Hebe Rios do Carmo
Número de páginas: 157
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 25,00
ISBN: 978-85-7600-250-5


Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br 

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom