Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 08 Dia do Direito instiga o debate sobre as profissões jurídicas na sociedade

Clientes

Dia do Direito instiga o debate sobre as profissões jurídicas na sociedade

Aug 01, 2012

Com mais de 180 anos de existência, os primeiros cursos jurídicos do Brasil foram fundados por Dom Pedro I em 11 de agosto. Desde então, a data passou a ser considerada como o Dia do Advogado e o do Direito. Em duas publicações da EdUFSCar, é possível compreender melhor a função deste profissional e seu papel na sociedade atual.

Em Profissões jurídicas, identidades e imagem pública (179 páginas R$ 24,00), Maria da Glória Bonelli, Fabiana Luci de Oliveira e Rennê Martins abordam a questão das identidades profissionais na contemporaneidade, por meio do estudo da visibilidade de advogados, magistrados, ministros do Supremo Tribunal Federal, promotores e delegados de polícia na cobertura da grande imprensa e em periódicos jurídicos. A obra contribui para a compreensão do mundo do Direito sob a perspectiva da Sociologia das profissões, que destaca o impacto do profissionalismo nas carreiras jurídicas e investiga a flexibilização dos processos de identificação profissional.

Maria Gloria Bonelli volta a tratar das complexidades da profissão em Profissionalismo e política no mundo do direito: as relações dos advogados, desembargadores, procuradores de justiça e delegados de polícia com o Estado (303 páginas R$ 32,00). Resultado de um plano de pesquisa sobre as relações entre o mundo profissional do Direito e o Estado do Brasil, a autora parte de uma perspectiva histórica para enfocar o processo de profissionalização de advogados, magistrados, promotores públicos e delegados da polícia civil em suas interações com as agências de Estado e do poder político. 

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom