Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 08 Filósofo debate conceitos de consciência e liberdade na filosofia sartriana

Clientes

Filósofo debate conceitos de consciência e liberdade na filosofia sartriana

Aug 15, 2012

Sabe-se que Sartre não nos deu a sua moral, mas fez melhor: nos empurrou cada vez mais, à sua maneira, a tomar posições. É neste aspecto que se pode colocar a importância da obra do filósofo Carlos Eduardo Moura, em 'Consciência e liberdade em Sartre', lançamento da EdUFSCar, àqueles que se interessam pelo tema da moral e do existencialismo sartriano.

Além de trazer uma extensa pesquisa em torno dos conceitos fundamentais de Sartre, o autor propicia aos pesquisadores de filosofia uma reflexão acerca da ética e da moral ampliando as discussões sobre o existencialismo e defendendo o pensamento moral como o foco central do pensador francês.

A obra revela, pouco a pouco, a complexa trajetória de Sartre voltada às questões éticas e políticas e à compreensão da ética enquanto modo característico de um problema de nível existencial. Esse pensamento moral em Sartre é elaborado por conceitos que percorrem desde La transcendance de l’ego até o emblemático – e pouco estudado – Cahiers pour une morale.

“O texto de Moura segue fiel ao filósofo e à lucidez da insuperável ambiguidade da condição humana, do homem como liberdade, valor e movimento, a anunciar uma subjetividade que é pura gratuidade”, afirma Luiz Roberto Manzoni, professor e orientador de Moura, na apresentação da obra. “Este livro é, enfim, um convite e um desafio a conhecer o homem sartriano que se esforça perpetuamente para exercer e promover a autenticidade dentro do complexo jogo de relações na vida em sociedade, para penetrar na História a fim de trazer uma moral autêntica para o campo da existência enquanto ‘Teoria do Compromisso’, e se pautar por uma práxis libertadora construída dentro da tensão ‘Universal-Singular’”, complementa Monzani.

Sobre o autor – Carlos Eduardo Moura possui licenciatura plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Campinas (PUC-Campinas – 1998), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – 2010) e doutorado em Filosofia pela mesma instituição. Ministrou aulas de Filosofia no Ensino Médio e Filosofia, Antropologia e Sociologia no Ensino Superior. Atualmente, participa dos grupos de pesquisa “Subjetividade e Ontologia na filosofia Francesa Contemporânea (séculos XIX, XX)” e “Constituição e Crítica da Subjetividade na História da Filosofia”, ambos na UFSCar.

TítuloConsciência e liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética
Autor: Carlos Eduardo de Moura
Número de páginas: 233
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-7600-271-0

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom