Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 10 Coletânea analisa narrativas ficcionais e ensaios sobre elas para estabelecer a relação entre literatura e história

Clientes

Coletânea analisa narrativas ficcionais e ensaios sobre elas para estabelecer a relação entre literatura e história

Oct 18, 2012

Lançamento de 'Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil', de Maria Célia Leonel e José Antonio Segatto, será realizado nesta sexta-feira, 19 de outubro, às 19h, no SESC de Araraquara, durante o XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários "Relações Intersemióticas" e I Seminário Internacional de Semiótica da Unesp.

Escrito a quatro mãos, o conjunto de ensaios sobre literatura brasileira reunidos em Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil', lançamento da EdUFSCar, realiza com maestria um trabalho interdisciplinar. De um lado, o resgate histórico e contextual de cada texto efetuado pelo historiador José Antonio Segatto. De outro, a análise literária da professora de literatura Maria Célia Leonel. 

Por meio da análise de narrativas ficcionais significativas e de ensaios acerca delas, o livro apresenta uma unidade temática: visa fazer uma reflexão profunda sobre as relações entre literatura e história. As análises abordam autores e textos de diferentes épocas, como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Chico Buarque, Ronaldo Correia de Brito, Silviano Santiago, Moacyr Scliar e Antonio Candido. Os diversos capítulos procuram estabelecer como narrativas ficcionais e ensaísticas, com linguagem, forma e modo específico de reprodução do real, desempenham função cognitiva fundamental no entendimento do ser social e do processo histórico.

O diálogo entre os autores se dá de tal maneira que “não se pode distinguir as vozes de um e de outro no travejamento crítico assim elaborado”, avalia a professora de Sociologia da Cultura, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Tânia Pellegrini, na orelha da obra. “Além da interdisciplinaridade efetivamente bem-sucedida, o livro ousa enfrentar com originalidade interpretativa nomes maiores do cânone literário brasileiro, propondo leituras que desafiam pareceres cristalizados, modismos fugazes ou novidades iconoclastas, por meio do que a crítica se sustenta, de modo geral”, complementa.

Composto de oito capítulos, quatro tratam especificamente da obra de Guimarães Rosa. Um é sobre a obra mestra de Antonio Candido – Formação da literatura brasileira. Outro, sobre as narrativas de Machado de Assis, e dois sobre obras recentes de Chico Buarque, Silviano Santiago e Moacyr Scliar. Dessa maneira, Ficção e ensaio oferece ao leitor elementos que contribuem para o entendimento tanto do processo histórico do país quanto da literatura brasileira.

Sobre os autores – Maria Célia Leonel é professora titular do Departamento de Literatura da FCL-Unesp/Araraquara. Publicou os livros Estética e modernismo (Hucitec, 1984) e Guimarães Rosa: Magma e gênese da obra (Editora Unesp, 2000). Publicou mais de sete dezenas de artigos e capítulos de livro sobre temas e autores da literatura brasileira: Guimarães Rosa, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Autran Dourado e outros. 

José Antonio Segatto é professor titular do Departamento de Sociologia da FCL-Unesp/Araraquara. Publicou os livros Breve história do PCB (2.ed., Oficina de Livros, 1989), Formação da classe operária no Brasil (Mercado Aberto, 1986) e Reforma e revolução (Civilização Brasileira, 1995). Organizou e é coautor de Sociedade e literatura no Brasil (Editora Unesp, 1999), entre outros livros.

TítuloFicção e ensaio: literatura e história no Brasil
Autores: Maria Célia Leonel e José Antonio Segatto
Número de páginas: 225
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-286-4

Lançamento de Ficção e ensaio: literatura e história no Brasil
19 de outubro, sexta-feira, às 19h
SESC de Araraquara
Rua Castro Alves, 1315 - Quitandinha - Araraquara (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponível em www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom