Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 10 Pesquisadores apresentam método para análise de dados clínicos

Clientes

Pesquisadores apresentam método para análise de dados clínicos

Oct 15, 2012

Organizadoras lançam “Intervenções baseadas em evidências: aplicações do método JT”, na abertura da 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, que acontece no dia 17 de outubro, às 19h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

O processo de analisar resultados de pesquisas científicas, de modo quantitativo, muitas vezes é um obstáculo encontrado por pesquisadores em seus projetos. No lançamento da EdUFSCar, 'ntervenções baseadas em evidências, as organizadoras Miriam Bratfisch Villa, Adriana Augusto R. de Aguiar e Zilda A.P. Del Prette buscam auxiliar o leitor na análise de dados, apresentando o Método JT, ainda pouco conhecido na comunidade científica brasileira. 

O livro traz estudos com resultados analisados pelo Método JT, cujo nome deriva das iniciais de seus autores, Jacobson & Truax, que propõem cálculos matemáticos com a finalidade de analisar dados de intervenções clínicas, avaliando e fornecendo evidências científicas sobre sua efetividade. Na obra, um grupo de pesquisadores apresenta os principais conceitos envolvidos na sua aplicação com instruções passo a passo para seu uso e relatos de estudos já concluídos que aplicaram o Método JT na análise de seus dados. 

Voltado principalmente para a área de saúde e educação especial, o Método JT é utilizado para a questão da Significância Clínica dos resultados obtidos, ou seja, estabelece uma comparação entre os resultados pré e pós-intervenção para que se possa analisar e decidir se a diferença entre os dois momentos representa uma mudança confiável e clinicamente relevante. Em sete artigos, o livro trata do uso da intervenção a partir do método e análises aprofundadas de sua utilização em campos específicos como paralisia cerebral infantil, desempenho social de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), habilidades sociais com idosos e dependentes químicos.

Além de divulgar o método e suas possibilidades de aplicação em várias áreas, a obra fornece subsídios para quem deseja utilizá-lo de forma prática para análise de dados de suas intervenções.

Sobre as organizadoras – Miriam Bratfisch Villa é psicóloga, especialista em Análise do Comportamento pelo IACCamp/UFSCar, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS) e do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Adriana Augusto R. de Aguiar é fonoaudióloga graduada pela Unesp, especialista em linguagem pela CFFa, mestre e doutora em Educação Especial e pós-doutora em Psicologia das Habilidades Sociais pela Universidade Federal de São Carlos. Zilda A.P. Del Prette é psicóloga, especialista em Psicologia Educacional e Psicologia Clínica, doutora em Psicologia Experimental (USP-SP), com pós-doutorado em Habilidades Sociais (EUA). É professora titular e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Título: Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT
Organizadoras: Miriam Bratfisch Villa, Adriana Augusto R. de Aguiar e Zilda A.P. Del Prette
Número de páginas: 151
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-7600-283-3

Lançamento de Intervenções baseadas em evidências: aplicações do Método JT
Data: 17/10/2012, às 19h
Local: 42ªReunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia
Sheraton São Paulo WTC Hotel 
Av. das Nações Unidas, 12559 - Brooklin Novo - São Paulo (SP)

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom