Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 11 EdUFSCar participa do V Congresso Brasileiro de Educação Especial

Clientes

EdUFSCar participa do V Congresso Brasileiro de Educação Especial

Nov 06, 2012

Autor da biografia ‘Escolhi ser albino’, Roberto Bíscaro participa do encontro, com palestra sobre sua trajetória de vida. Outras obras na área também serão lançadas no evento.

Entre os dias 14 e 17 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos realiza o V Congresso Brasileiro de Educação Especial, evento promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar. Além de promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais na área, o evento também tem parte da programação aberta ao público em geral. 

Na quinta, 15 de novembro, às 18h, será realizada a mesa-redonda Literatura e Diversidade, que contará com o depoimento de Roberto Bíscaro, albino que acaba de lançar a obra Escolhi ser albino, e do surdo Celso Badin, autor de A juventude. Ambos apresentam um relato pessoal sobre as dificuldades enfrentadas frente a suas limitações pessoais e as estratégias de superação, bem como suas lutas em defesa de políticas públicas que promovam a inclusão de deficientes na sociedade.

Menina de arteOs dois autografam, na sequência, às 19h30, no Saguão da Reitoria, onde acontecem outras sessões de autógrafo com autores de livros na área. A jornalista Hebe Rios apresenta Menina de arte, obra em que relata a história da artista plástica Daniela Caburro, que ficou tetraplégica ainda bebê. Do começo de sua carreia como artesã aos dias de hoje como pintora reconhecida e membro da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, o livro registra as suas muitas vitórias. Ambas – autora e biografada – estarão presentes no evento.

Intervenções baseadas em evidênciasOutra autora presente é a pesquisadora Zilda A.P. Del Prette que organiza, juntamente com Miriam Bratfisch Villa, Adriana Augusto R. de Aguiar, o livro Intervenções baseadas em evidências, que apresenta o Método JT (nome derivado das iniciais de seus autores, Jacobson & Truax) para análise de casos clínicos.  O livro trata do uso da intervenção a partir deste método, com análises aprofundadas de sua utilização em campos específicos como paralisia cerebral infantil, desempenho social de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA), habilidades sociais com idosos e dependentes químicos.

No mesmo local, haverá feira de livros voltados a profissionais de Educação Especial, bem como pacientes e familiares. Estão confirmadas as participações das editoras EdUFSCar, Cortez, Memnon, CVR, Grupo Editorial Summus, Mediação e Wak.

Mesa-redonda Literatura e Diversidade
Participação de Roberto Bíscaro e Celso Badin
Quinta-feira, 15/11, às 18h
Anfiteatro Florestan Fernandes 

Sessão de autógrafos com autores da EdUFSCar
Quinta-feira, 15/11, às 19h30
Salão da Reitoria da UFSCar

Universidade Federal de São Carlos
Rodovia Washington Luis, km 235 - SP-310
Site do evento: http://cbee-ufscar.com.br/node/15

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom